sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

"Mas porque é que eu não posso ter os brinquedos todos?"


"Mas porque é que eu não posso ter os brinquedos todos?"

O Duarte estava sentado no sofá, rodeado de revistas de brinquedos.
- Mãe, eu quero isto tudo!
- Não podes ter tudo Duarte, tens que escolher só alguns brinquedos. Digo eu.
- Porque é que não posso ter tudo? Pergunta ele.
- Porque fica muito caro! (Oups! Olha o deslize…)
- Pensei que os brinquedos fossem grátis, para o Pai-Natal!
- Porque pensaste isso?
- Porque são os duendes que os fabricam na fábrica dele, não é?
(Pausa: começo já a falar dos direitos do trabalhador, vencimento, subsídio de férias, 13º, segurança social? Para além de alojamento e alimentação, já que os duendes também vivem lá! Nã, a mentira começa a ficar demasiado elaborada e essas são as que mais depressa se descobrem).
- É por causa do transporte, o trenó leva poucos brinquedos!
-ah! Estou a perceber. Responde ele pensativo.