sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Em nome da democracia e liberdade pode-se tudo?

Esta semana, a ONU divulgou dados segundo os quais mais de 34 mil civis iraquianos foram mortos desde o ano passado. Contudo, Condoleezza Rice afirmou recentemente que a guerra no Iraque é um investimento que vale a pena, pois a partir do momento que a situação se estabilize o Médio Oriente será muito diferente. (Só se for com mais ódio ao Ocidente!) Desde o início que os americanos falam não importa o quê para justificar a guerra no Iraque. Para justificar a invasão de um país soberano. Primeiro, foram as armas de destruição massiva, que afinal Saddam não possuía e agora é pela estabilidade do Médio Oriente! Nunca foi pelos poços de petróleo (que os iraquianos puseram a arder, só porque sabiam que era tudo o que os americanos queriam) e que hoje controlam!
Depois de tantas mortes de civis, cometidas graças a esta guerra civil que os americanos despoletaram, pergunto-me: - Afinal quem é o ditador? Quem é o terrorista? Saddam ou Bush? Afinal qual é a diferença entre os dois? Só porque Bush diz actuar em defesa da liberdade e democracia pode tudo?
E entretanto, o tribunal iraquiano vai condenando à morte os colaboradores de Saddam Hussein, demonstrando a igual falta de piedade daquele que acusam! Os nomes mudam, os crimes continuam. Que barbárie…