terça-feira, 22 de maio de 2007

Proust e Eu.


Diverti-me muito a ler o Inquérito de Proust,considerado o melhor de sempre, no Saia Justa, mal sabia que no final a Geórgia passava, também, para mim a tarefa de o responder! No entanto, eu vejo estes inquéritos como uma outra forma de auto-conhecimento, porque nos obrigam a uma certa reflexão, o que é positivo. Então, aqui vai:

1.Qual é a sua maior qualidade? Tirar algo de bom, no mal que me acontece.
2. E seu maior defeito? Ira; não dura muito mas quando vem toma conta de mim!
3. A característica mais importante em um homem? A honestidade.
4. E em uma mulher? A honestidade.
5. O que você mais aprecia nos seus amigos? Lealdade.
6. Sua actividade favorita é… Passar tempo com a família.
7. Qual a sua ideia de felicidade? Um estado de espírito, muito próximo de Deus.
8. E o que seria a maior das tragédias? Perder, de alguma forma, a minha família.
9. Quem você gostaria de ser, se não fosse você mesmo? Maria Madalena, pela sua força de vontade e por ter sabido fazer-se amar por Jesus.
10. E onde gostaria de viver? Na Provence, em França, numa casa de pedra, rodeada pelo verde da vegetação e o lilás da lavanda.
11. Qual sua cor favorita? Azul declinado em todos os tons.
12. Uma flor? Tulipas, sobretudo a vermelha.
13. Um pássaro? Andorinha, pela fragilidade e resistência.
14. Seus autores preferidos? Muitos, clássicos e contemporanêos.
15. Os poetas que mais gosta? Miguel Torga pela sensibilidade e simplicidade.
16. Quem são seus heróis de ficção? Neo de Matrix.
17. E as heroínas na ficção? Trinity de Matrix.
18. Seu compositor favorito é…Beethoven, para quem o som não tinha mistérios.
19. E os pintores que você mais curte?Jan Vermeer e Botticelli.
20. Quem são suas heroínas na vida real? Maria, mãe de Jesus, por nunca questionar os desígnios de Deus.
21. E quem são seus heróis? Médicos sem fronteiras, que saem da segurança dos seus países para salvar vidas onde a deles corre perigo.
22. Qual sua palavra favorita? Paz; paz de espírito, paz dentro de casa, paz no país, paz no mundo.
23. O que você mais detesta? A deslealdade.
24. Quais são os personagens históricos que você mais despreza? Hitler e todos os ditadores.
25. Quais dons naturais você gostaria de possuir? Ter a minha consciência desperta, 24 h por dia.
26. Como você gostaria de morrer? Muito velhinha mas lúcida, bem fisicamente, e morrer durante o sono(não seria uma sorte extraordinária?!).
27. Qual seu actual estado de espírito? Bem disposta, como sempre!
28. Que defeito é mais fácil perdoar? Aquele que se reconhece.
29. Qual é o lema da sua vida? Vive e deixa viver!

Agora eu tenho que passar esse texto para mais cinco pessoas e vou fazê-lo por ordem alfabética:
Ana Paula, Beth, Jane, Karine e Poliane.