quarta-feira, 15 de agosto de 2007

"Ein kleiner moka, bitte!" (parte II)



Apesar de Munich ser uma cidade que merece ser revisitada ficamos na Alemanha 3 dias apenas pelos nossos amigos alemães, que já não encontrávamos há 11 anos! Eles vivem em Baden-Wurttemberg, na alta e fresca montanha, numa casa feita de tijolo e madeira, decorada a flores multicolores; um cenário de postal alemão! O que visitar aí? Não me interesso por carros, porém a minha amiga assegurou-me que o museu da Mercedes-Benz, em Sttutgart, seria interessante; certíssimo. Para além da obra arquitectónica que é, o museu está extremamente bem concebido, conciliando o desenvolvimento da marca com os acontecimentos no Mundo. Não foram esquecidos os episódios de colaboração da Mercedes com o regime Nazi, na 2ª Guerra Mundial. Gosto da atitude vertical dos alemães, aceitam a responsabilidade do que fizeram nessa época negra da História, e nessa linha ensinam nas escolas o que aconteceu na década de 40 e fazem visitas de estudo aos campos de concentração. Em contrapartida na Áustria, a história do país apresenta uma lacuna, dos anos 40 aos 60, e negam a sua participação na Guerra, pois segundo os manuais escolares, nunca aconteceu!
Também visitamos Esslingen, uma pequena e pitoresca cidade, onde cada casa é um monumento de beleza e antiguidade. Na rua passamos por um jovem, levando na mão uma espécie de cajado, vestido com um traje que nos pareceu tradicional, porém inusitado naquele local e momento. A minha amiga explicou-nos que daquela forma o jovem se identificava como carpinteiro que procura emprego. Assim vai percorrendo o país e o mundo, apenas em troca de tecto e alimentação. Uma tradição que remonta a tempos imemoriais.
O Duarte tinha descoberto num hotel, uma brochura da Legoland; nós nem sabíamos que esse parque existia mas claro que ficou desde logo combinado que iríamos passar aí um dia. A minha amiga também tencionava propor este programa, pois o parque fica a 25 minutos de sua casa. Um parque de diversões, estilo Disney, construído apenas com legos, muito divertido, sim, mesmo para nós adultos! Não consigo imaginar o trabalho que foi montar os animais do safari, em tamanho natural, as miniaturas das cidades vizinhas da Alemanha, etc! Impressionante para nós adultos, paradisíaco para as crianças. Nesse dia a nossa amiga, levou o sobrinho de 3 anos e os meus filhotes rapidamente fizeram amizade com ele. O Luka a falar alemão, os meus a falar português e ainda assim entendiam-se, brincavam e riam juntos!

Essa barreira da linguagem sentia-a há 11 anos atrás, quando fomos pela 1ª vez à Alemanha; apesar de falarmos inglês com os nossos amigos, senti-me frustrada por não falar alemão. Os meus 2 anos de estudo da língua serviram-me mal. Contudo, desta vez, mesmo em Viena, fiz questão de tentar comunicar-me em alemão, sempre que possível. A primeira frase, porque diariamente necessária, foi: “- Ein kleiner moka, bitte”, ou seja: - um café pequeno, por favor. As crianças também me imitavam e o “bom dia” e “obrigado” tornaram-se habituais. Acho simpático falar algumas palavras do país que visito.

A estadia na Alemanha foi curta mas fantástica; rever os nossos amigos, encontrar adolescentes as filhas que conhecêramos crianças de 5 e 2 anos, levar agora os nossos… Hummm, que bem faz ao coração. Prometemos que desta vez o nosso encontro não demoraria tanto a acontecer. A visita deles ficou prometida. Despedimo-nos e partimos novamente para França. ( Cont.)

Vamos passar alguns dias à praia, entretanto, bom-fim-semana a todos!