quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Férias com filhos? Sim!


E neste ponto, ela pergunta-me:
- Mas Fernanda, e as crianças? Como se comportam elas com tantos museus, palácios, catedrais, igrejas, ruínas?
- Muito bem – respondo eu – desde que intercalemos com programas para elas, tais como parques infantis, gelados, refrescos, etc. Em cada visita a um palácio ou museu eu vou contando histórias que falam do local, das pessoas que aí viveram, ou seja, contar a História, como uma história de fadas e cavaleiros. E sempre que possível fazer um programa para elas, como a ida à Legoland, por exemplo.
- Mas – torna ela – deve ser muito cansativo fisicamente para as crianças, não é?!
- Com certeza que este tipo de férias é cansativo, no entanto, as crianças andam sempre nos carrinhos e neles fazem sestas diárias quando após o almoço, visitamos museus, que são locais tranquilos e muitas vezes sombrios. Á noite também dormimos bem cedo, para acordarmos frescos pela manhã e deixamos as crianças preguiçar na cama, enquanto vêm alguns desenhos animados.
- Ah, eu acho que as crianças preferem sempre ficar num só local, fazer férias na praia, por exemplo; não andar por aí como saltimbancos! Insiste ela.
-Talvez; acontece que ficar na praia seria extremamente cansativo para mim e para o pai; aquela pasmaceira deixa-nos exaustos. Ficar ao sol dia após dia não é para nós. Precisamos de férias motivadoras, de aventuras, de outros horizontes e isso também é benéfico para as crianças.
Ela não desarma:
- Mas, Fernanda, fazer tantos quilómetros de carro, não é violento demais para eles?
- Sempre que possível iniciamos as viagens num horário em que as crianças estejam predispostas a dormir, como por exemplo depois do almoço e durante a viagem fazemos pausas, para que eles possam correr e brincar. No entanto, há uma série de actividades que as crianças podem fazer dentro do carro, jogos, pintura, ver filmes ou ouvir as histórias que eu lhes conto. A viagem assim é divertida!
- E vocês nunca pensaram em deixar as crianças com algum familiar, enquanto viajam? Ataca ela.
- Essa possibilidade até seria viável, no entanto, nós acreditamos que as viagens também são importantes para toda a família; estamos a plantar uma sementinha que vai dar-lhes o gosto pela cultura, pela arte, pelas viagens, por outros modos de estar na vida. Por outro lado, nós vemos que os filhos adolescentes de familiares e amigos se recusam ir de férias com os pais; ainda que estes lhes acenem com viagens a Barcelona ou Londres, eles não querem! Iriam mais depressa 2 semanas para o campismo na Maia, com os amigos! Portanto, nós queremos desfrutar da presença dos nossos filhos e enquanto eles querem, nós também queremos!
Ela não desiste:
- Mas até para vocês, enquanto casal, seria benéfico, não achas?
- A vida de casal não toma fôlego apenas nas férias, e se tem que ser em viagens porque não num fim-de-semana?! Eu digo de que sou mãe de boca-cheia; um tipo de mãe desses não partiria de férias 15 dias ou 3 semanas sem os filhos, pois não? Então, férias com filhos, sim!