domingo, 11 de novembro de 2007

O amor é grátis!


Conversando com uma pessoa que trabalha numa instituição(de cariz religioso) que alberga crianças e adolescentes,oriundos de famílias problemáticas, ela disse-me que realmente alimento e tecto são providenciados, porém afecto não recebem de todo! Explicou-me que de montes de funcionários que lá trabalham considera apenas 3 capacitados para o exercício deste trabalho. Os restantes mostram-se frios, indiferentes e por vezes até cruéis.
Eu sei que estes empregos não são bem remunerados e quando as pessoas se sentem injustiçadas, produzem menos; no entanto, aqui não se trata de produzir menos 3 camisas por dia! Neste caso a matéria-prima é humana e os efeitos são irreversíveis.

Estes dias, tivemos cá em casa um marceneiro a restaurar as madeiras; é um profissional excepcional, capaz, perfeccionista e consciencioso. Tocava a madeira com um carinho, como se de um ser vivo se tratasse e a madeira nas mãos dele parecia transformar-se com uma facilidade extrema.Sabe porquê? Porque ele adora o seu trabalho, é vocacionado.
Pensei naquelas crianças, que recebem menos afecto do que estas madeiras, e que por isso não se vão transformar facilmente; vão ficar para sempre ásperas, mal-formadas porque ninguém investiu no potencial delas.
Que ganha o trabalhador insatisfeito, ao mostrar-se contrariado e de mau-humor, sobretudo, para quem não pode ser responsabilizado por isso? Que ganha no final do dia? Que ganha no final do mês?

Há algum tempo o meu filho perguntou-me:
-Mãe, e se o amor se gasta? Achas que vais ter sempre amor para me dar?
Ao que eu respondi:
-Claro que vou, filho! Sabes porquê? Porque o amor é grátis e sabes o melhor de tudo? É inesgotável!
A resposta pareceu tranquilizá-lo; mas é isso mesmo que eu acho, o amor é grátis, então porque ser tão parcimonioso com ele? Vamos esbanjá-lo!