segunda-feira, 5 de maio de 2008

Voto de confiança


Sociabilidade é uma bandeira que os profissionais da educação acenam frequentemente, como sendo um dos grandes atractivos do Infantário; quando o meu filho foi pela primeira vez para o Infantário, a educadora insistiu comigo, diversas vezes, para que ele fosse todo o dia e não apenas a manhã. Dizia ela que o Duarte precisava de mais tempo para se sociabilizar. Eu e o meu marido não cedemos por diversas razões, mas o facto do Duarte não fazer amigos no Infantário inquietou-me um pouco. Por isso, pressionei, de certa forma, a amizade do meu filho com outro menino, filho de um casal amigo. Era notória a falta de empatia, mas ainda assim nós “promovemos” aquela amizade, na tentativa de provar que o nosso filho era uma criança sociável.
Conforme o tempo foi passando e nós fomos observando as duas crianças a brincar, compreendemos que a renitência do Duarte na aceitação daquele amigo era justificada; é uma criança com características que eu também não gostaria de ter num amigo.

Com isto eu aprendi que muitas vezes temos mesmo que dar um voto de confiança aos nossos filhos; eles podem não conseguir explicar o que sentem, podem até nem ter palavras convincentes, porém o que eles sentem pode ser muito mais verdadeiro do que o raciocínio mais lógico de um adulto. As crianças intuem, nós pensamos!

Ah, o meu filho está agora no 1º ano da escola e tem muitos, muitos amigos :)!

Tenha uma óptima semana!