segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Chá e scones


Os dias têm estado frios e chuvosos, convidativos ao chá das cinco, ao qual os scones não podem faltar. Fiz estes dias e desta vez fui a tempo de fotografar, antes que os scones fossem devorados pelas crianças, que os adoram!
Estava a pensar neste texto e ocorreu-me que depois do controverso Halloween este post até poderia parecer provocatório; scones (Made in England) estão a perceber?! Mas eis que se fez luz e o chá surgiu-me como elemento conciliatório. Ah, pois, porque talvez vocês não saibam mas quem levou o hábito do chá para a corte Inglesa foi uma princesa portuguesa!
Catarina de Bragança era filha de D. Luísa de Gusmão e do futuro rei D. João IV (1604-1656), o rei da Restauração. Casou com Carlos II de Inglaterra em 1662. “A rainha Catarina terá ensinado a preparar o chá e a bebê-lo acompanhado de bolos. E passou a ser preparado em bules de porcelana. Pensa-se que a princesa portuguesa, ou alguma dama da sua comitiva, terá levado para a corte inglesa a receita do doce de laranja, preparado na zona de Vila Viçosa, onde este fruto abunda. A verdade é que o termo «marmalade» é a palavra portuguesa «marmelada», que é confeccionada com marmelo, fruto que não era conhecido em Inglaterra. A «marmalade» inglesa é doce de laranja. Ainda hoje, nas camadas populares de certas regiões da Grã-bretanha se diz «tchá», como em Liverpool.”(Fonte aqui)

Bem, vocês estão a imaginar o que na corte inglesa, tão cheia de si própria, terão dito a respeito desta “moda”?
Estrangeirice? Tradição alheia? Cultura importada? O certo é que o hábito foi instituído e vejam só: nós contribuímos com o chá, os ingleses com os scones, e não é que o resultado foi um sucesso?!

Hazel, a receita dos scones (garantidamente fofos) é esta:
9 Colheres de sopa de farinha (com fermento)
2 C.S. de açúcar
2 C.S. manteiga derretida
Meia chávena de leite
2 Ovos
1 Pitada de sal
Misturar tudo muito bem, verter em formas untadas e enfarinhadas. Vão ao forno pré-aquecido, durante uns 15 minutos (conforme o forno, logo que estejam altos e com cor). Servir com manteiga, compota e claro, chá quentinho.
E obrigada pela tua paciência:)!

Tenha uma óptima semana!