segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A espada sobre a bolha

(Imagem aqui)
Dâmocles, era cortesão na corte de Dionísio I - um tirano do século 4 A.C em Siracusa, Sicília. Ele dizia que, como um grande homem de poder e autoridade, Dionísio era verdadeiramente afortunado. Dionísio ofereceu-se para trocar de lugar com ele por um dia, para que ele também pudesse sentir o gosto de toda esta sorte. À noite, um banquete foi realizado, onde Dâmocles adorou ser servido como um rei. Somente ao fim da refeição olhou para cima e percebeu uma espada afiada suspensa por um único fio de rabo de cavalo, suspensa directamente sobre sua cabeça. Imediatamente perdeu o interesse pela sua posição e abdicou de seu posto.(Fonte)

Lembro-me frequentemente deste mito em relação a mim; tenho-me sentido muito privilegiada na minha bolha de felicidade ao longo dos anos, no entanto tenho consciência que a todo o momento poderá haver uma viragem. Em 2008 senti que a minha bolha não era assim tão hermética; tivemos graves problemas de saúde na família, que me tiraram a tranquilidade, porém, estamos cá todos, graças a Deus. Também não foi um ano financeiramente bom, contudo, só perde quem tem. Nem sequer fizemos uma grande viagem para fora de Portugal, como costumamos e tanto apreciamos; todavia, por isso mesmo pudemos fazer obras consideráveis cá em casa, o que me retira qualquer vontade de lamentação. A verdade é que não podemos ter tudo (pelo menos eu não posso ter tudo), no entanto, amo tudo o que tenho.
Nada como a minha “teoria da relativização”, para me dar a noção certa do valor das coisas, na hora do balanço. De qualquer forma, é sempre bom deixar algo para o ano que começa; planos com potencial de realização, caso contrário, não passarão de sonhos. E eu tenho planos. Um deles é fazer exercício físico.
E você, tem planos para 2009?

Desejo-lhe uma óptima semana!