segunda-feira, 19 de outubro de 2009

“Patada de burro


(Imagem daqui)

Não chega ao céu”, já diz o ditado popular; isto significa que é algo tão desprovido de inteligência, interesse ou pertinência que deve ser ignorado.

Contudo, frequente e involuntariamente, damos uma ajudinha para que assim não seja. Acontece quando ficamos muito chocados com um comportamento que consideramos anti-ético ou incorrecto e na nossa estupefacção queremos denunciar, rejeitar aquilo que gostaríamos não tivesse sido feito, ou dito.
Lamentavelmente nessa nossa chamada de atenção estamos a publicitar aquilo que achamos que deveria ser suprimido. Um contra-senso, afinal. Estamos a potenciar o pontapé do burro!

Aconteceu comigo; quis denunciar algo que me afectou pessoalmente e dei publicidade à pessoa. E voltou a acontecer recentemente na blogosfera; verifiquei que “uma patada” alcançou dimensões exacerbadas porque muitas pessoas a publicitaram. Quem não sabia (muita gente!) ficou a saber; quem sabia pegou em paus e pedras (virtualmente, claro!), tudo porque “uma patada de burro” foi denunciada, quando mais deveria ter sido ignorada. Não se teria sequer aproximado do céu!

Obs: Os burros (animais!) que me perdoem, pelo uso abusivo do nome, mas a culpa é dos ditados populares porque, eu pessoalmente, acho-os uns animais fofíssimos de olhos meigos!

E a você, amigo leitor, desejo uma excelente semana!