quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mesa posta para seis

Ao almoço, num dia da semana?! Mas esta família é constituída por quatro…Bem, frequentemente a mesa é posta para cinco ou seis.
- Ah, reparem, quatro pequenos pratos e quatro copos coloridos!

Tudo começou logo após o início do ano escolar; a Letícia começou por dizer que gostava de convidar a A., para almoçar, porque esta lhe tinha dito que gostaria muito e que “estava farta da cantina” (os meus pequenos vêm almoçar a casa todos os dias, apesar da escola ter cantina).
Ok, foi só falar com a mãe da menina em questão, informar na cantina que ela não almoçaria nesse dia e avisar no portão que a menina sairia comigo, à hora de almoço.

E tudo isto se repetiu para a B., para a M., para D., E., L., Z., L., P. e J. . E se voltou a repetir. Outra vez e outra.

E porque faço eu isto?! Porque se aquele intervalo de hora e meia  fora da escola, faz um bem enorme aos meus filhos, também faz às outras crianças. Porque os meus filhos pedem. Porque os amiguinhos também querem. Porque o tempo de brincar, de socialização, dentro da escola acaba por ser curto, e neste intervalo eles estreitam ainda mais os laços de amizade. Porque posso. Porque quero. E porque gosto de ver uma mesa cheia.

Por diversas vezes algumas mães confessaram-me o constrangimento de não retribuírem a gentileza, porque trabalham fora, porque não podem, mas eu assegurei-lhes sempre que faço por gosto e não entro nessas matemáticas (a sério!).

Não há muito, uma amigdalite arrumou comigo, fiquei demolho alguns dias. Nem os meus pequenos poderia ir buscar à escola, para almoçarem em casa. E sem que eu pedisse o que fosse, duas mães mobilizaram-se para ficarem com os meus pequenos; à hora de almoço.

E eu pude ver como tudo se encaixa na perfeição. Alguém duvida?! Um luxo!