segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

"A priceless granny square little blanket"


Não tem preço mesmo, não existe dinheiro que pague o tempo que gastei a fazer e desfazer esta mantinha, para a minha filhota. É daquelas coisas que só se faz por amor!

É que eu, há muito, muito tempo, aprendi crochêt, tricot, a bordar e essas cositas más, que nos fazem prendadas, mas depressa enfiei o conhecimento na gaveta, por achar tudo isso muito chato. E piroso.
Mas o tempo faz mudar as modas e agora já não acho nada disso e felizmente que a gaveta é o meu cérebro, porque foi só abrir e tirar de lá de dentro todo aquele conhecimento e pôr-me a crochetar (essa palavra não existe, pois não?! Não interessa, porque devia…) e tadaaaaammm….

Eis que a obra nasce (embora o parto tenha sido longo, houve até quem me comparasse a Penélope, não foi D.Hazel?) e agora enfeita a cama da Letícia. É só puxá-la, quando está deitada na cama a ler um livro, para ficar quentinha, envolvida num arco-íris fofo. 

Óh, que coisa mais linda! Nada me enternece mais do que entrar no quarto da minha filhinha, e descobri-la , a ler um livro de quadradinhos. Enrolada na mantinha “Made by Mãe…e muito mais”.

E a minha pequena também contribuiu, orgulhosamente, para o término na manta; arrematou com a tesoura as pontas de lã. Não pude negar-lhe esse prazer, ainda que isso me tenha custado mais uns tantos quadrados, porque na euforia, ela acabou por, digamos, provocar alguns danos na obra. (Conselho: se aceitar ajuda dos seus pequenos prepare-se para essas eventualidades. Se não for capaz de ver a sua obra  danificada, mais vale não aceitar ajuda!).

Já me disseram que num hipermercado essas mantinhas estavam à venda, em saldo, por 5€.
Feitas à máquina, pois.
Na China, claro.
Em acrílico, óbvio!
Montes delas iguaizinhas.

Pois bem, esta é feita à mão, em Portugal, com lã e é única. Enfim, pequenos prazeres sem preço.

Tenha uma óptima semana!

P.S. Porque está o título do texto em inglês? Ignoro como se traduz (não literalmente!) o nome deste tipo de mantinha…any sugestion?!