segunda-feira, 29 de março de 2010

"Mãe... e muito mais" na Televisão

É certo que não uso pseudónimo na blogosfera, tenho porém desde o início sido bastante reservada em relação a mim e à minha família. Portanto, pode até parecer incoerente que pretendendo manter sigilosa as minhas informações pessoais venha agora quebrar esse código de conduta e expor-me num programa televisivo, de um canal nacional.

Efectivamente, de inicio a minha resposta ao convite da jornalista foi negativa. Sou uma pessoa reservada e não me imaginava na televisão, a expor-me e à minha família.
Contudo, fui persuadida pelo meu marido, com os meus próprios argumentos; eu tinha criado este blogue, para de certa forma assumir que “mãe-a-tempo-inteiro” pode proporcionar felicidade e partilhar a minha forma de estar e ver o mundo, que vai muito para além da ideia comum sobre a dona-de-casa convencional.

Na minha ida à tv, poderia alargar esta minha mensagem a pessoas que não têm acesso à blogosfera, e a outras que têm, com certeza. Poderia, talvez, dar uma “injecção” de esperança e confiança a mulheres na minha situação. Pode parecer presunção, mas cansei-me de ouvir testemunhos de mães-a-tempo-inteiro, ou donas-de-casa, amargas, arrependidas e tristes. Eu pretendia “sacudir” essa ideia estereotipada.

Por conseguinte, aceitei o desafio, e confesso-vos, foi necessária muita coragem… ia-me dizendo (até segundos antes de entrar no ar) que a vida passa muito depressa e que devemos aproveitar todos os desafios interessantes que nos fazem crescer.

Entretanto, assisti Às Tardes da Júlia numa gravação,glup, glup, revi-me nas palavras, mas não na imagem; decididamente a minha maquilhagem diária dá-me a naturalidade que me pertence, ao contrário daqueles cílios de travesti!
Portanto, por uma única vez, esta sou eu, realmente…
- Fernanda. Muito prazer!

Aos meus novos leitores (que comentaram no post anterior), aviso que costumo retribuir visitas, porém o meu sistema de comentários não permite entrada directa nos blogues dos comentadores. No caso de desejarem, deixem p.f. os vossos links nos próprios comentários ;)

Agradecimentos:
À jornalista Carla Ferreira, à repórter Rita Fão e ao camera Bruno, por terem compreendido a mensagem que eu pretendia transmitir.
À psicóloga Cláudia Morais, por ter resumido e enfatizado (em  sublime sintonia), com um excelente discurso, o que eu não tive oportunidade de dizer, por falta de tempo.
À Júlia Pinheiro, por ter conduzido a entrevista de forma a que eu pudesse veicular as ideias fundamentais que motivaram a minha presença.
A todos que assistiram ao programa e gentilmente se manifestaram, por diversos meios.

Tenha uma boa semana…e lembre-se: não deixe escapar desafios ;)