segunda-feira, 5 de abril de 2010

Benefícios da Música na formação de crianças

Mesmo antes de ter filhos eu já acreditava que o estudo de Inglês e de Música eram importantíssimos  na formação das crianças.
Relativamente ao Inglês, os primeiros passos foram dados comigo, e depois na escola, onde têm essa disciplina desde o 1º ano. Para Música teria que ser numa Escola da área. Porém, eu sou uma mãe do tipo conciliadora, para mim só se obtém sucesso quando as crianças sentem empatia pelo objecto de estudo. Por conseguinte, como nenhum dos meus dois pequenos parecia interessar-se por aprender um instrumento musical eu respeitei. E esperei. Até Janeiro.

Realmente tudo aconteceu em Dezembro. Na celebração do Natal tivemos algumas actividades em família. Cada um contribuiu com uma prestação alusiva ao Natal; peça de teatro, retrospectiva histórica da celebração do Natal, leitura de poemas e textos. E…duas actuações de violino e guitarra, dos nossos sobrinhos. Essa foi a pedra de toque; em Janeiro inscrevi a Letícia na escola de Música, onde desde então tem formação Musical e aulas de piano.

Ela está a gostar imenso e já diz que no próximo Natal não vai ler poesia, mas tocar uma peça.
Contudo, tenho observado como as crianças mais pequenas, levadas para as aulas por imposição parental, se comportam; choram, agarram-se às pernas dos pais e avós e recusam entrar sem eles, na sala de aulas.
Eu estava certa; é bom ajudar os nossos filhos a encontrar actividades que os enriqueçam, sem contudo força-los ao ponto de entenderem essa imposição como uma violência.

Há sempre um tempo certo. E uma actividade adequada a cada um; pessoalmente fico muito contente que para os meus não seja futebol!

As minhas razões, por esta preferência para além das belas e harmoniosas sonoridades?!
O estudo da música promove a auto disciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração. Ajuda a melhorar a capacidade de aprendizagem em matemática. O estudo da música também valoriza o trabalho em equipa e proporciona um importante modo de expressão pessoal. Ensina aos alunos a ultrapassar o medo e a assumir riscos. Ensina as crianças a adquirir uma nova disciplina mental e uma competência física.

Impressionado? Também eu!

Tenha uma óptima semana!