segunda-feira, 17 de maio de 2010

A arte é subjectiva

E muito particular. Há autores que dizem: - Eu escrevi / produzi, agora cada um que interprete como entender.O meu trabalho acaba aí.
Há outros que dizem o contrário: - Não, eu quis dizer "isto" e é isso mesmo que significa.

Prefiro a liberdade interpretativa dos  primeiros.

Recordo-me dos professores de Língua Portuguesa que tive, e daqueles que me revoltaram profundamente por não aceitarem a minha interpretação na poesia. Como eu me sentia impotente e injustiçada perante aquela atitude redutora.  Desde logo, eu soube que um dia, sendo professora seria diferente.

Há professores que ensinam a reflectir – os bons professores e os outros, que obrigam a memorizar.

Quando a Letícia me mostrou esta escultura feita com um resto de massa quebrada eu achei-a muito bonita e pensei que já a conhecia de algum lado.
Lembrei-me da escultura pagã da Mãe-terra:


Mas não.
- É o pai. – Diz-me a autora.
-Aaaahhhh.... Digo eu.

Tenha uma óptima semana!