terça-feira, 15 de junho de 2010

As orquídeas são muito curiosas

Problemas com as suas orquídeas? Janela com elas!

Eu explico: A long, long time ago, quando eu nem aprendiz de jardineira era, fomos de férias à Holanda e notei que muitas casas tinham nas janelas uma espécie de flores, que eu achei lindas, elegantes! Um dia, não aguentei a curiosidade e perguntei a um senhor, que saía de uma dessas casas. Com um certo ar de perplexidade, tipo: “De que planeta vem ela?!”, respondeu-me que era uma orquídea!

Infelizmente eu não tinha uma janela de sala em casa, que desse para a rua, enfim, tenho uma no rés-do-chão, com vidro fosco, o que pelo menos a inutiliza para esse efeito, por isso desisti de reproduzir a ideia. Porém, entretanto, o meu marido ia-me oferecendo vasos de orquídeas, abre parênteses - porque eu prefiro vasos de flores a ramos, muito mais efémeros - fecha parênteses, e eu ia colocando os vasos na sala. Na procura do sítio perfeito, mudava:  no louceiro, no carrinho do chá, no outro móvel, no armário da tv, ia mudando, e as orquídeas iam, invariavelmente morrendo. Não adiantava seguir os conselhos da plaquinha que traziam: regava cuidadosamente, adubava, limpava as folhas, falava com elas, mas nada resultava!

Um belo dia, num impulso inspirador, coloquei uma orquídea rosa na janela da cozinha. Ela floriu em abundância, as folhas cresceram e nasceram novas, numa exibição de beleza e saúde, que causou espanto a mim sobretudo quem a contemplava. E depois de ter dado provas que já não era uma assassina de orquídeas, recebi de presente outra, desta vez branca, que se portou da mesma forma. Já vai na segunda floração.

Há pouco tive uma recaída; a burguesa que me habita ainda não se conformara com a predilecção da aristocrata flor pela cozinha e levou a orquídea rosa, em plena floração, para o hall de entrada; em poucos dias, os promissores pequenos botões murcharam e caíram, indiferentes aos olhares de quem entrava. Foi levada de urgência para a janela da cozinha; está a banhos de luz e vapores da água da torneira, em franca recuperação.

Pronto, agora estou convencida, a janela da cozinha cria um micro-clima muito favorável às orquídeas e além disso, elas são curiosas, gostam de ver a paisagem. Que o digam os holandeses!

Até breve!