quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Aqui nasceu Saint -Exupéry. Regresso a Lyon

E voltamos à cidade onde nasceu Saint Exupéry, o autor do "Principezinho". Infelizmente, pas de Musée!

Contudo, uma visita ao Museu das miniaturas e cenários de cinema tinha sido prometida às crianças, para a nossa segunda etapa aqui em Lyon. Eles adoraram e eu também gostei imenso; para além das miniaturas, podemos ver imensos adereços utilizados em montes de filmes conhecidos por todos nós, e até cenários completos do filme “O perfume”, pois foi aqui filmado. Aconselho! Je m’excuse, pas des photos!

Em Lyon os restaurantes típicos chamam-se “bouchon” a comida caracteriza-se por ser…pesada, digamos; fomos então ao Buchon Lyonnais “Chabert et Fils”, rue Marronniers nr 11, onde aliás há vários destes restaurantes. Não recomendo as sobremesas, mas os pratos principais estavam óptimos.
Não resisti ao Museu das Belas Artes de Lyon e fui visitá-lo, mais uma vez. Prefiro este museu a muitos dos “grandes”, como o Prado, por exemplo. É fantástico! Foi bom ver a presença portuguesa com Vieira da Silva, embora os meus preferidos sejam os renascentistas flamengos e italianos.

Revi o meu quadro preferido, por Louis Janmot, “Fleur des champs”, 1845. Enfim, um dos meus preferidos.
 E sentamo-nos, alegremente, no terraço a beber “une boisson”.

Até breve!