quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Curiosidades das férias...

- Quando saímos de casa, onde ficamos hospedados, em Livron, o gato  estava, tranquilamente, em cima do nosso carro. Teria passado lá a noite? Ou pretendia seguir viagem connosco? Não sabemos.

- Numa loja em Lyon, a vendedora cumprimentou-me pelo meu francês ( : - Vous parlez trés bien le français, Madame!). Eu agradeci, enquanto o meu primo ( nado e criado em França), que não tinha aberto a boca, murmurou: - E eu ainda melhor!

- Em Nurnberg fomos atendidos numa Geladaria por um empregado que falava português; era italiano e tinha sido ( tinha, frisou ele!), casado com uma portuguesa.Nem tudo se perdeu.
- O parque onde estacionamos o carro em Praga pertencia ao prédio onde viveu, compôs e morreu Antonin Dvorak. Muito decadente a necessitar de obras urgentes; felizmente está para breve e terá uma casa-museu.

- O mesmo gelado de fruta custou em Telc 10 coroas, enquanto em Praga pagamos 80 e 90 coroas.

- Numa tentativa de conversa com um cidadão de Trevic, disse-lhe, em inglês, que éramos de Portugal,  ( nessa altura ignorava que Portugal era  Portugalsko em checo); como ele não entendeu, acrescentei: Cristiano Ronaldo! E fez-se luz. A magia do futebol...

- As gomas Haribo são muitíssimo baratas na Alemanha; ficamos a saber que a fabrica fica em Bonn e que o nome se deve às primeiras letras do seu fundador: Hans Riegel de Bonn. 

- Em 6.700 kms de viagem passamos por imensas, imensas mesmo, auto-caravanas e roulottes,  de várias nacionalidades, mas quem bateu o recorde ( era o êxodo!) foram os holandeses: Em 20, 18 eram Laranjas! Imaginamos que Agosto seria um bom mês para tomar a Holanda de assalto. Não estava lá ninguém!

Curioso...sei que há mais, mas não me estou a recordar! Hummm...

- Lembrei-me! Numa igreja em Praga, vi uma jovem mulher a fingir que rezava enquanto roubava, discretamente, água benta, para um frasquinho. Primeiro numa pia, depois na outra. Que tal?!
(Aaahhh! Eu sabia que havia mais!)

Até breve!