domingo, 5 de setembro de 2010

Você tem o síndrome de Shrek?!


- Já foi ver "Shrek, para sempre"?
...........
- Não? E porquê, posso perguntar?
...........
- Não, está enganado, não é um filme infantil; na realidade é um filme para adultos, que também pode ser visto por crianças.

Em primeiro lugar, porque o filme é muito divertido, mas a subtileza das piadas escapa aos mais pequenos, e são os pais que mais se riem, para alguma perplexidade dos filhos. 

E em segundo, porque o tema debatido é demasiado profundo, para ser captado pelas mentes-infantis; porém, parece-me até que muitos crescidos também passam ao lado dessa questão menos evidente.

Tenho visto ao longo do tempo como alguns casais se desgastam e terminam até, pela corrosão da rotina doméstica. Sobretudo para os homens, as delícias da vida familiar ( incluindo nisso as noites mal-dormidas, as interrupções constantes,  a falta de privacidade do casal, as fraldas sujas, o choro, as doenças, a menor disponibilidade financeira....), podem ser avassaladoras. Assumir o papel de marido e pai não é fácil, ninguém nunca o afirmou sequer. Mas tem as suas contra-partidas, dentre as quais ser amado e experimentar uma vida rica familiar.

Porém, nem sempre os aspectos positivos são evidentes para o género masculino. E assim começa uma busca pela evasão a um tipo de vida que lhes causa irritação e saturação.  Programas com os amigos. Aventuras fora do casamento? Sim, também. O que por vezes os leva a trocar a vida familiar pela emoção de uma nova paixão, esquecendo que um dia esta também esfriará e dará lugar a uma nova rotina. Se correr bem, pois se não correr, acabará só.
E muitas vezes arrepende-se e deseja voltar a recuperar aquilo que perdeu. Porque afinal a vida familiar lhe faz falta. Diz-se que ser mãe é padecer no paraíso, mas parece-me que o ditado tem sido injusto para com os pais.

Causa-me uma certa tristeza que as pessoas sofram por não se conhecerem suficientemente bem; porque basicamente, é isso que espoleta tudo.

Shrek teve sorte, é uma personagem fictícia, e com muita magia teve direito a uma segunda oportunidade.E nem sequer foi para salvar Fiona, pois se Shrek não tivesse existido em sua vida, isso só a transformaria numa mulher mais forte, numa guerreira respeitada. Os homens não são os salvadores das mulheres; são seus pares.

Não perca o filme, e leve o marido!

Até breve.