sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O povo das meias

O par que aqui falta também aderiu; apesar da estranheza inicial...
Quando eu era criança achava muito inusitado um costume em casa de uns tios; todos, mas todos tínhamos de tirar os sapatos antes de entrar em casa. Até podíamos deixar o calçado junto à porta interior da cozinha, mas dali não passávamos. Entravamos em meias. Era giro e diferente.
Sem questionar este hábito, pensava que era por viverem numa aldeia, (como se nós não vivêssemos também!), e que a minha tia não quisesse que os 5 filhos levassem terra para dentro de casa. Enfim, um costume da aldeia!

Voltei a confrontar-me com este hábito de tirar o calçado para entrar em casa aquando das visitas de amigos estrangeiros. Alemães e franceses. Em Novembro de 2009 tivemos a visita de um casal amigo alemão; quando os convidamos para se sentarem na sala de estar, senti o mal-estar deles ao verem que iriam pisar o tapete. Ele não conseguiu, manteve os pés suspensos por alguns minutos, até que num rompante pediu licença para tirar as sapatilhas e então sim, pousou os pés confortavelmente no tapete fofo de lã bege! Depois disso andaram sempre de pantufas.

Na mesma altura recebemos uma revista do Ikea, dedicada a sapateiras, que promovia este produto com a divulgação do hábito escandinavo de andarem em meias, em casa. Família, amigos, visitas, todos se descalçam quando entram em casa.
Sapateira do Ikea, colocada no WC serviço, logo à entrada
Comecei finalmente a entender a questão da higiene; porque se pararmos para pensar bem  é uma falta enorme de higiene! O calçado que andou por todo o lado na rua, vem para dentro de casa, pisar o chão onde muitas vezes as crianças se deitam, gatinham (sim, os meus ainda gatinham. E até nadam no chão!), onde deixamos cair coisas, etc. Uma certa altura fui encontrar um amigo do meu filho em cima da cama dele, com as sapatilhas pousadas na almofada! Tentei controlar-me, mas fiquei muitíssimo irritada. Foi a gota de água, a partir daí também os amigos se descalçam, no segundo corredor.

No verão andaram alegremente descalços, todas as crianças gostam, os pais nem por isso, mas eu sim e cá em casa mando eu, agora no Inverno estão a descobrir, com menos perplexidade do que imaginei, que há pantufas de substituição.

Quanto aos adultos, familiares e amigos ainda não resolvemos a questão; vamos deixar andar por mais algum tempo, até implantarmos mais uma nova regra. Afinal bem sei, as mentalidades demoram a mudar, excepto se forçarmos à mudança! E vai ficando o lamiré...

E por aí, também são um povo de meias e pantufas, como nós, ou ainda não?

Bom fim-de-semana!

Actualização: Este post, inspirou este, da Cora.