segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Em seu nome...

Enerva-me um bocado quando ouço, ou leio, alguém dizer que gosta do Natal, não pela festa religiosa, mas por ser a festa da família.
Vamos lá ver, o Natal é uma festa religiosa! Por conseguinte, não faz sentido celebrá-lo se as pessoas não forem religiosas, ou pertencerem a religiões não cristãs. Querem que seja a festa da família? Marquem outra data, porque esta já está ocupada e catalogada.

No entanto, eu compreendo estas pessoas; também eu já celebrei o Natal, por longos anos, acreditando que era a festa da família. Para além da missa de Natal, os festejos em casa nada tinham de espiritual e religioso. Porém, ao longo do tempo esse tipo de celebração revelou-se paupérrimo e vazio, provocando em mim uma insatisfação e frustração que me levou a procurar outras vias. Felizmente encontrei o caminho para a celebração espiritual,  da data do nascimento de Jesus. E tudo mudou!
A família tem-me acompanhado nessa viragem, e apesar da novidade, as mudanças introduzidas têm sido bem aceites; acredito realmente que no fundo todos nós procuramos um significado mais profundo para o Natal, para além dos presentes, decoração e mesa farta.

O momento espiritual foi introduzido por mim, com este simples texto, que partilho convosco:
 " Natal significa nascimento; e é por esse motivo que hoje estamos aqui reunidos, para celebrar o nascimento de Jesus. De facto, estamos numa festa de aniversário, a mais longa da história, pois celebra-se há cerca de 2010 anos.

Li algures que o Natal é a única festa de aniversário em que o aniversariante não está presente; em que não se canta os Parabéns, e também a única em que os presentes são comprados para os convidados. 
Talvez seja assim, porque nós, os homens, somos egoístas e Jesus um ser excepcional que veio somente para dar e nada receber em troca.

Efectivamente, penso que é assim que a maior parte das famílias celebra o Natal; esquecemos porque estamos reunidos, olvidamos o motivo maior, e entretanto comemos, bebemos fartamente e trocamos presentes.

Eu acredito que nós poderemos fazer de forma diferente; pensando assumidamente que estamos aqui juntos, nesta noite, porque Jesus nasceu, se fez homem e cumpriu a sua missão, trazendo uma mensagem de amor ao Mundo, que perdura até hoje.

Eu acredito que desse modo o aniversariante se fará presente, pois não foi ele que disse: onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei junto deles? Sim, ele disse e se estamos aqui por Jesus, então ele estará connosco.

Finalmente, gostaria que todos se juntam-se a mim para dizermos a uma só voz:

- Parabéns Jesus!"

O meu Natal foi assim; passado em família, festejado com a alegria e gratidão que o aniversariante merece.

Agora diga-me: - E o seu Natal, como foi? Vá lá...enerve-me, ou não ;)

Uma boa semana!