terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Jacintos: Presente de Natal FVM - SOS

 ( Imagem de Mia's Country Living)
Sabe o que é um presente de Natal SOS? É aquele que deixamos para os últimos dias, ou mesmo últimas horas. E se para além disso, quiser evitar os centros comerciais a todo o custo, este é o ideal. Sabe porquê? Porque pode comprar os materiais numa drogaria, ou horto! Ninguém anda por estes sítios, nestes dias. Ou então muito pouca gente.

Porque o inverno também pode ser colorido e florido, tenho sempre no lado interior da janela da cozinha,alguns vasos com jacintos. É uma flor de Inverno, linda e perfumada. Se fizer uma visita pelos blogues de decoração escandinavos vai reparar que é uma flor presente em todos os lares, fazendo parte da  decoração natalícia. Segundo o que me disseram as minhas amigas suecas e finlandesas, passou a ser tradição por falta de opção, ou seja, era a única flor que tinham no inverno. As cores podem ser rosa, roxo e branco, e esta última torna-se a opção mais comum, pelo aroma mais ligeiro que liberta.

No entanto, já só depois dos jacintos estarem em flor, na minha cozinha, é que as pessoas que  vêm cá a casa, reparam neles! Mas aí já é tarde demais para plantarem. Por conseguinte, a minha sugestão é esta: ofereça jacintos plantados.

O que precisa:
1º Um  recipiente onde plantar os jacintos; pode ser algo que tenha em casa, uma cestinha até, desde que a revista com plástico, ou uma chávena que já não utilize, ou vasos em terracota, a escolha é sua, vai depender da quantidade de bolbos a plantar.
2. Bolbos de jacintos; evite embalagens e prefira comprar avulso, podendo desse modo examiná-los. Escolha aqueles que estão a "pedir terra" - ou seja, que já têm umas folhinhas verdes a despontar. Comprei na Feira a 15 cêntimos cada.
3. Um saco de terra.
4º Celofane.
5º Um laço de seda.

Como fazer:
Depois do recipiente escolhido, encher meio de terra,  colocar o bolbo e tapar novamente com terra, não cobrindo o bolbo totalmente. Se tiver musgo, pode cobrir, fica lindo! Embrulhar com celofane, e dar o laço.

Será um presente duradouro, e perfumado.
Até breve!