quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Estrada de Tijolo Amarelo - O caminho da Felicidade

A sede pelo conhecimento vem de longe, e torna-se cada vez mais exigente; nessa busca, o homem tem avançado em várias direcções.
Depois dos cursos convencionais, como Medicina, Advocacia, Humanidades, começaram a surgir os cursos profissionais de Estética, Cozinha, Costura, Jardinagem, etc, e depois destes surgiram os cursos alternativos, tais como Feng Shui, Shiatsu, Reiki, etc.
Para colmatar e preencher uma lacuna no conhecimento humano, surge agora o Curso da Felicidade; na verdade, é somente uma disciplina, na Universidade de Harvard, que tem por nome Psicologia Positiva, sendo leccionada pelo guru Ben-Shahar.

Este senhor, rejeitou a  ideia comum de que a felicidade era um momento efémero - uma espécie de descarga de adrenalina -  e acreditou que deveria antes ser algo mais duradouro e estruturado. Da sua tese, nasceu a disciplina, que ensinaria a ser feliz. Na impossibilidade de frequentar o curso em Harvard, eis o resumo, em seis lições:

1º Aceite que é humano; quando aceitamos as nossas limitações, e sentimentos negativos superamos melhor.

2º Combine prazer e significado; faça aquilo que lhe proporciona bem-estar, mas tenha significado concreto. Se não o consegue com o trabalho, descubra uma actividade extra, para conciliar.

3º Mentalize-se que a felicidade não depende do status quo, nem do dinheiro, mas sim do estado de espírito.

4º Simplifique; reduza o número de actividades, em detrimento da qualidade. Reserve tempo para si.

Mens sana in corpore sano - Durma bem, cuide do corpo com exercício, e uma correcta alimentação; o estado físico influencia o mental.

6º Sinta-se grato; mesmo pelas pequenas coisas da vida, e não as sinta como adquiridas

Estou perfeitamente convicta que estas dicas são preciosas, e verdadeiras; quem for bem sucedido na sua interiorização, está sem dúvida a construir o caminho para a sua felicidade. Quanto a mim, já há muito o afirmo que a chave da felicidade está na gratidão, e reconhecimento dos pequenos momentos de prazer, tal como tomar um café na minha chávena preferida, ou apanhar um pouco de sol, no Inverno. 
E você, tem alguma chave para a felicidade?

Até breve!