quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Quem pergunta quer saber

( Comunidade Mãe e Muito Mais - Mães em interacção)

Hoje temos um email cujo tema é basicamente a alimentação:

Olá Fernanda,
Queria dizer-lhe que desde que encontrei o seu blog o leio quase diariamente; também sou mãe a tempo inteiro, mas tive muitos problemas com a família, que não aceitaram nada bem quando eu e o meu marido tomamos essa decisão. (…)
Nunca comentei no seu blog mas queria dizer-lhe que as suas palavras me dão muita força e alegria. Ajudam-me a enfrentar incertezas, quando por vezes me deixo ir abaixo. Por isso queria deixar-lhe um muito obrigada!


Tenho também uma pergunta para lhe fazer, decerto que me vai compreender; só com um ordenado no nosso agregado familiar, o dinheiro tem mesmo que andar muito bem contado, e queria perguntar-lhe se tem algumas dicas a dar-me, para economizar nas refeições, porque é mesmo aquilo que está mais caro, ainda para mais com dois filhos adolescentes!
Muito obrigada.
 

Beijinhos,
A. “

Querida A.
Compreendo-a perfeitamente! De facto, a maior fatia do nosso orçamento mensal vai para a alimentação, porque fazemos todas as refeições em casa, inclusive almoço. E realmente a alimentação está muito cara, sobretudo se temos a preocupação de apresentar uma ementa variada e saudável, com produtos frescos e de boa qualidade.
A minha primeira dica é o mercado semanal, e como vive numa zona rural, mais fácil será. Nos mercados podemos comprar directamente aos pequenos produtores, a preços muito mais baixos do que num supermercado.

Produtos há que temos mesmo que adquirir nas grande superfícies, como massa, arroz, etc. e nesse caso aconselho que faça uma lista do que precisa, para não se dispersar e comprar artigos supérfluos. Dê preferência a pequenos supermercados, ou mesmo mercearias, onde a oferta é muito menor do que nos grandes supermercados, portanto a tentação em adquirir o que não precisa realmente será menor.

Por fim, sugiro-lhe uma série de blogues de culinária, que promovem um desafio muito interessante chamado 4 por 6, em que propõem um menu completo, para 4 pessoas, pelo preço de 6€. A iniciativa partiu do Caos na Cozinha, e conta com a participação de mais 5 blogues, um deles o Elvira's Bistrot, e os restantes participantes, poderá encontrar através destes.

A. , espero ter ajudado, de alguma forma.

Beijinhos”

Conto consigo, querido leitor, na sugestão de dicas, ou partilha dos seus estratagemas de economia doméstica, num acto de compreensão e solidariedade. Temos todos a ganhar. Literalmente!

Até breve!