segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Quem pergunta quer saber - Complexo de édipo?

" Sou uma mãe, que há vários anos procura uma reconciliação com o seu filho que tanto adora e era adorada por ele, mas veio um divórcio que veio despoletar situações de ciume que levaram o meu filho a não mais querer ver a mãe, não a convidar para o seu casamento e pior ainda não deixar conhecer o seu próprio neto. Depois de várias tentativas minhas e de outras pessoas familiares e amigas a separação continuando. Não consigo fazer nada, o meu filho não quer ouvir ninguém, será complexo de édipo, ou serão outras situações possivelmente patológicas?...",  Ana

Confesso que ao ler pela primeira vez este comentário, não entendi imediatamente qual a ligação da situação, com o complexo de édipo. Porém, ao reler, compreendi que seria possível essa explicação. No entanto,  sendo o assunto do foro psicológico, fica fora da minha área, motivo pelo qual recorri ao auxílio da minha amiga, e psicóloga, Daniela Dorin, obviamente com consentimento da Ana, tornando possível a comunicação entre as duas, para uma análise mais profunda da situação. 
As inúmera entradas no meu blogue, com a busca deste texto, leva-me a pensar que o tema pode ter interesse para muitos mais leitores; saindo de um superficial conceito familiar, para algo mais profundo e mental.
Eis, a análise da Drª Daniela Dorin, psicóloga, habilitada à prática da Psicologia online.

Cara Ana Paula,
Seja bem-vinda ao "Mãe e Muito mais".
Você exprime de maneira muito clara o que sente e vive, isso é algo positivo pois fala da sua clareza mental e equilíbrio, porém, Ana Paula, quem gosta de tortura é o sádico/masoquista e você não tem nada que ver com isso, com masoquismo, ou tem?
Sinto que o seu sofrimento pela perda circunstancial do contato com o seu filho é algo que te toma imenso espaço na vida; você até escreveu algo muito forte como "meu coração sangra", isso me faz a ideia de algo que está além do limite, algo que explode que não se contém... como um TRANSBORDAMENTO.
Infelizmente você foi o alvo perfeito para um filho que usa de manipulação para conseguir algo que quer: o que seria?
Não sabemos, se era um afastamento de você, se era ter que ficar do seu lado, fazendo aí uma escolha diante do divórcio de seus pais, ou simplesmente pela não aceitação de uma separação, e como qualquer divórcio com a possibilidade de ambos (você e  o seu ex-marido) tentarem ser felizes com outras pessoas ou pares.

Como ele é casado, e tem um filho de 3 anos, ele poderá sentir na pele o que é um casamento e o que seria um desajuste numa relação. Não interessa os motivos que te levaram ao divórcio o que interessa foi que essa foi a escolha feita.
É comum que os pais procurem deixar os filhos do seu lado (muitos usam os filhos) mas por algum motivo o seu filho parece se sentir identificado com o seu ex-marido numa situação de desvantagem - por exemplo não tendo gostado que você tenha ficado com um colega quando quebrou o pé, na sua casa - não cabe a ele manifestar isso, ele pode até gostar ou não, mas deveria,  sendo um filho normal, ficar feliz por ver sua mãe investir numa amizade ou algo assim.

Me parece que algo nesse divórcio não ficou claro o que gera "culpa" em algum lado. O seu filho pode não saber disso conscientemente mas ele usa esse comportamento atual para incutir-lhe culpa ou outro sentimento de punição.

Se você está aberta ao diálogo e ele foge dele há anos, é porque está numa rigidez de não aceitar nem uma conversa.

No momento eu penso que você se beneficiaria de um tratamento psicológico (terapia de apoio) e talvez psiquiatra, para superar essa fase e conseguir investir a sua energia em algo bom para ti.
Procure, para sair dessa fase, investir sua energia mais em você e menos no seu filho já que há uma rejeição, que será passageira, pois ele bem sabe que você o ama.

Cuide do seu cabelo, do seu corpo, e da sua sexualidade!!
Saia, não deixe de viver a vida mesmo! Leia, faça uma reflexão sobre o que te dá prazer e lazer, e invista nisso agora para não afundar na melancolia ou em algo que não será benéfico.

Deixe sua mente livre e tudo se resolverá por si. 

Abraços,
Daniela. "

Agradeço imenso à Daniela, por ter aceite esta parceria, restando-me apenas desejar que o seu texto possa ajudar de algum modo, quem o lê, e o procura.

Tenham um ótima semana!