segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dez atitudes em comum de quem venceu o cancro

 (Imagem daqui )
Acho que todos conhecemos alguém próximo de nós, que tem ou teve esta doença tão assustadora. A mim acontece-me hesitar muito se devo ou não falar sobre o assunto; e se não me disserem nada, também nada digo. Mas quero que saibam que me importo e me preocupo. Por isso, tenho algumas atenções, para demonstrar o meu interesse. Como por exemplo, reencaminhar mensagens  que sejam inspiradoras, e incutam animo e esperança. É o caso deste artigo, da autoria de Lissa Rankin.

Seja assumidamente VOCÊ. Pessoas que sobrevivem ao cancro tornam-se mal-humoradas; elas andam carecas em shoppings e reviram os olhos, se as pessoas as escrutinam. Elas dizem o que pensam. Elas riem com frequência. Elas não dão desculpas. 

2º Não ature tretas das pessoas. Pessoas que sobrevivem ao cancro deixam de tentar agradar a todos; deixam de se preocupar com o que as pessoas pensam. Se você corre o risco de  morrer dentro de um ano ( e todos nós também!), que interessa  andar por aí a passar graxa ao chefe, ou à tia solteirona?!

Aprenda a dizer "não". Pessoas que sobrevivem ao  cancro dizem não quando não se lhes impinge um frete; elas evitam grupos, quando lhes apetece estar sozinhas. Elas não se deixam pressionar para fazer coisas que realmente não querem.

4º Zangue-se! De seguida ultrapasse isso. Pessoas que sobrevivem ao cancro enfrentam os outros. Questionam-nos. Sentem raiva. Recusam-se a ser capachos. Elas exigem respeito. Elas sentem-se assim. Depois desculpam. Libertam-se disso. Não ficam chateados. Não guardam ressentimento.

5º Não se preocupe com a beleza. Pessoas que sobrevivem ao cancro deixam de se preocupar se têm o cabelo impecável, se a maquilhagem está perfeita, se o peito está firme. Elas estão contentes só por ter peito ( se têm, elas estão contentes só por estarem vivas!)

6º Faça agora! Pare de adiar a felicidade. Pessoas que sobrevivem ao cancro compreendem que não há tempo para adiar aquilo que sonham fazer; deixar aquele emprego sugador-de-alma, deixar o marido caloteiro. Priorizam a alegria, vivem como devem viver. 

7º Diga "amo-te" frequentemente. Pessoas que sobrevivem ao cancro não deixam palavras por dizer. Nunca se sabe quando o nosso tempo acaba, não deixe que alguém fique sem saber que o ama.

8º Cuide do seu corpo. Pessoas que sobrevivem ao cancro adquirem uma nova perspectiva sobre saúde. Aqueles que não passaram por esta experiência tomam-na frequentemente como garantida. Por isso, deixe de fumar. Faça uma alimentação saudável. Beba com moderação. Mantenha um peso saudável. Durma o suficiente.

9º Priorize a sua liberdade. Pessoas que sobrevivem ao cancro sabem que ser viciado no trabalho não é a resposta. O dinheiro não compra saúde. A segurança não interessa debaixo da terra. Passar a maior parte do dia stressado só o vai tornar doente.
Como diz Tim Ferriss em The 4-Hour Workweek, “O ouro está a ficar velho". Os novos ricos são aqueles que abandonam o estilo de vida  convencional, e criam luxuosos estilos de vida usando a moeda dos novos ricos: tempo, e mobilidade".
 

10º Assuma riscos! Pessoas que sobreviveram ao cancro enfrentaram medos, e mandaram-no às favas. Elas sabem que a vida é para viver, o medo é impotente, e a alegria está em assumir os riscos. Por isso, vá fazer skydiving, ou body jumping, ou asa delta. Gaste as suas economias. Viva como se fosse morrer amanhã.  

Parece-me que estas dicas são excelentes para todos nós.
Em Setembro tive de presente de aniversário a melhor notícia possível. Alguém que estimo muito, passou no teste, e está bem. É o que desejo a todos! 

Tenha uma óptima semana!