segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Participar da vida escolar dos filhos. Na escola.

Ao contrário do que habitualmente se espera, eu penso que a participação dos pais na vida escolar dos filhos não se se deve limitar apenas à ajuda dos t.p.c.'s, ou participação nas reuniões da escola; os pais também podem, e devem, participar das aulas. Ainda que seja somente uma vez no ano, participando nalguma atividade extra, como a semana da leitura, ou da ciência, por exemplo.

No primeiro ano de escola, a turma do meu filho esteve grande parte do ano sem professor de inglês; quando a data do Halloween se aproximava e todas as outras turmas se mostravam entusiasmadas, ao fazer trabalhos sobre esse festejo, constatei que o Duarte e os coleguinhas estavam com imensa pena de não participarem. Conversei então com a professora da turma, e propus-lhe fazermos uma atividade em conjunto, durante o horário de Inglês na semana do Halloween. Felizmente, esta professora  acolheu sempre muito bem, incentivando inclusivamente, as participações dos pais.

Pesquisei na net sobre o tema para explicar às crianças, tal como a professora de inglês faria, e recolhi várias propostas de trabalhos manuais, para as crianças executarem. Levei eu mesma os materiais, e eles, entusiasmadamente, moldaram com plasticina, aranhas, e outros insectos repelentes, que colocaram em frascos com líquidos coloridos e viscosos. Recortaram silhuetas de gatos, bruxas em cima de vassouras, casas assombradas e fantasmas, para decorar as paredes da sala de aulas, etc.

Na semana da leitura, voltei a participar. Eu tinha escrito um conto infantil - " A zebra e o Jaguar", que o Duarte ilustrou, e enquanto eu lia, ele ia projetando em power point o seu trabalho. No final, conversamos sobre o conto, e as crianças descobriram a moral, retirando daí a conclusão óbvia de que não devemos julgar os outros pela aparência. 

Ao fazer a arrumação da secretária, encontrei este trabalho, feito pela turma da Letícia, no primeiro ano. Também escrita por mim - "Alice e o Piripiri", é a história de uma menina que queria um animal de estimação diferente. Em seguida, a turma fez este trabalho lindíssimo, mostrando as suas habilidades plásticas.
Foram experiências que jamais esquecerei.

Sou apologista da participação dos pais na sala de aulas porque só vejo vantagens; ficamos a conhecer melhor a turma dos nossos filhos. Ficamos a conhecer cada colega. Estabelecemos uma relação mais próxima e cooperativa com a professora. Enriquecemos a aula, com uma participação diferente e inesperada. Tornamo-nos motivo de orgulho para os nossos filhos. E orgulhamo-nos de nós mesmos.

Por tudo isso, aconselho: não perca oportunidades de entrar na sala da escola do seu filho. Faça algo simples, como ler uma história. Mas escolha-a cuidadosamente. Não se preocupe com hipotéticos problemas, como por exemplo nunca ter feito isso antes, acredite que no final, a sua participação é que conta!

Tenha uma ótima semana!