segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Guia para simplificar o Natal

Via Huset ved fjorden
OK, " a época" está oficialmente aberta. Aqui no blogue. O Natal é uma festa linda, que acalentamos ao longo do ano, no entanto aproximando-se a época começa a provocar-nos ansiedade e stress. Não tem que ser assim, podemos, e devemos, simplificar o Natal para o desfrutarmos mais plenamente. Só precisamos de organização, e tempo. Vamos a isso?

1ºListas. Passe para o papel tudo o que tem que fazer, listas de compras de presentes, lista de compras de supermercado, lista de compras de decoração, etc.

2º Datas. Estabeleça data para cada uma dessas listas; fazer compras, para fazer aquilo que vai ser feito por si, como alguns presentes, ou decoração.

3º Orçamento. Estabeleça uma quantia, aquela que considera razoável, ou aquela a que se pode permitir gastar, para preparar o Natal, incluindo os itens que se seguem;

4º Lista de presentes. Este item para mim simplificou-se a partir do ano em que decidimos que só daríamos presentes às crianças da família. Na altura, os nossos familiares não ficaram muito contentes, mas habituaram-se. No meu caso, faço uma lista com os nomes, e em novembro compro os presentes. Também há uma série de presentes que faço, fique atenta que a seu tempo partilharei aqui.
Se continua a oferecer presentes a toda a família e quer deixar de o fazer, bem sei que muitas pessoas gostariam de dar este passo, este ano tem o pretexto incontestável - estamos em crise! Todos compreenderão. Se ainda assim quiser oferecer presentes, aconselho que faça as compras este mês. Em dezembro causa stress. Muito!

5º Embrulhos. Já reparou que frequentemente há grandes filas nas lojas, para fazer os embrulhos dos presentes? Esperar numa fila costuma irritar um bocadinho, não? Então, porque não comprar papel de embrulho, ou melhor - reutilizar papel de jornal, e fazer embrulhos personalizados e únicos? Passar uma tarde de domingo, fria ou chuvosa, a fazer embrulhos de Natal é mais uma das  minhas tradições. Adoro!

6º Postais de Boas Festas. Os nossos são feitos por nós, em novembro, e enviados pelo correio; é já uma das nossas tradições, e uma tarde passada com as crianças a fazer trabalhos manuais. Porém, se quiser simplificar, compre os postais a organizações de solidariedade, como a Unicef. Ou então, envie postais virtuais, emails, ou SMS's. Mas não deixe de desejar boas festas. 

7º Decoração. Vai utilizar o que tem, ou quer inovar? Talvez ambas, como nós cá em casa. Poderá comprar ou então fazer. De qualquer forma, pode ir realizando alguns trabalhos e decorando a casa até ao Natal. Fique atenta às propostas que publicarei ao longo deste mês. 
Tradicionalmente fazemos a decoração de Natal no feriado de 1 de dezembro. A partir daí começa verdadeiramente a cheirar a Natal!

8º Ementa. Se vai fazer o Natal em casa, e receber familiares a responsabilidade é grande. Convém fazer uma ementa, para todas as refeições que vai servir, e a partir daí anotar numa lista todos os ingredientes, e quantidades que irá precisar. Faça as compras com antecedência e prepare aquilo que pode ser feito e congelado, ou guardado no frigorífico.  Eu troquei o tradicional cozido  de bacalhau pelo bacalhau à provençal, que pode ser feito durante a tarde; quando os convidados chegam estou mais disponível. Enquanto começamos com as entradas, ponho as travessas no forno a aquecer, e fica divinal!

9º Delegue. Porque não? Entregue a lista de compras ao marido, peça à sogra, irmã, mãe e cunhada que façam a aletria, as rabanadas, o pudim, os sonhos... A isto chama-se envolver as pessoas!

10º Actividades. Sente-se com uma folha e caneta e faça uma lista de actividades, a propor à família, para a véspera e dia de Natal; jogos de mímica, dominós, ou cartas. Sugira antecipadamente a todos os participantes do Natal, que preparem alguma coisa para apresentar- declamação de um poema, uma pequena peça de teatro, uma sessão de advinhas ou anedotas ( as crianças costumam gostar muito de apresentar estas!). As horas de convívio e divertimento - com a tv desligada!-  ficarão na memória, por longos anos! 

Por fim, descontraia! Tendo tudo isto feito ou organizado atempadamente, pode relaxar e desfrutar do Natal como uma criança. Quer apostar?

Tenha uma ótima semana!