quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Para nunca mais desperdiçar comida

Imagem daqui
"A quantidade de alimentos desperdiçados per capita na Europa e na América do Norte é de 95 a 115 quilos por ano..." Deco 
Isto significa um desperdício económico de centenas de euros por família. Um abuso dos nossos recursos naturais, e convenhamos, uma imoralidade num Mundo onde milhares de pessoas continuam a sofrer e morrer devido à fome. 

Para além daquelas dicas, que a Deco sugere para melhor gerir as compras, podemos aplicar outras, para quando as compras já estão feitas.

 Vegetais:
1.  Batatas cozidas a mais? Utilize-as na refeição seguinte para a sopa, fazer um puré, ou rostie.

2. Extremidades de cebola, cenoura, aipo ou outros vegetais?  Não deite ao lixo, junte numa panela com água e coza, fazendo assim um caldo caseiro. Qual Knorr...!

3.Caules dos brócolos?  Descasque-os e corte-os às fatias finas, cozendo-os com as flores dos brócolos. Aqui. 

4. Restos de cebola e pimentos? Se tiver que usar apenas uma parte da cebola ou pimento, pique tudo, e guarde no congelador, para a próxima vez. 

5. Restos de legumes grelhados? Coloque no liquidificador, junte um pouco de água, ou melhor, caldo de legumes ou carne, e obtenha uma sopa deliciosamente nutritiva. 

6.Sementes de abóbora? Lave-as e asse no forno, para usar no pão, ou servir de aperitivo.

7. Tomates muito maduros? Faça molho de tomate e guarde em frascos. Ou, transforme-os em tomates secos, assando-os no forno, e guardando-os em azeite, no frigorífico ou congelador. Receita aqui. 

8.  Legumes em excesso? Congele-os antes que fiquem passados, isto serve para ervilhas, feijões, milho, cenoura, brócolos, couve de bruxelas, couve-flor e folhas verdes como espinafre e couve. 

9. Pepinos a mais? Fazer pickles é a primeira opção, porém  quase todos os vegetais podem  ser preservados como pickles.  

10. Ervas aromáticas? Pique-as e coloque em cuvetes com um pouco de água, no congelador. Quando necessitar, é só tirar um cubo e acrescentar ao cozinhado. 
Também pode congelar, colocando-as num saco, ou caixa de plástico. Ou secar as ervas, pendurando-as num sítio seco e quente.   

11. Salsa e mangericão? Faça pesto. Receita aqui.

Fruta:
1. Fruta em excesso? Sirva em salada de frutas, ou espetadas, opções muito populares entre as crianças. Faça sumos ( os smothies estão muito na moda!), tartes, bolos ou crumbles, que pode congelar, antes de assar, para uma sobremesa rápida.  

3. Outra opção? Asse a fruta, transformando a fruta seca num snack nutritivo e apetitoso. Receita aqui.  Esprema os citrinos e congele, para temperar ou fazer refrescos.   

 2. Fruta muito madura? Faça compotas e geleias. 

Cereais:
1. Pão em excesso? Congele ainda fresco, quando precisar é só tirar e deixar descongelar em cima da bancada da cozinha (bancada de mármore ajuda a descongelar mais depressa), e terá novamente pão fresco.

2. Pão recesso? Faça croutons, receita aqui, para acompanhar uma sopa cremosa de legumes.
   
3. Mais pão recesso? Parta aos bocadinhos e coloque numa sopa fina, para a tornar mais espessa.  

4. Panquecas a mais? Congele e aqueça quando desejar, utilizando a torradeira, para um pequeno-almoço rápido e gostoso. 

Carne:
1. Ossos de frango, porco ou vaca ?  Não ponha no lixo, coza-os em água e faça um caldo para usar posteriormente, em arroz, sopa, estufados, etc. 

2. Gordura de carne? Derreta e faça comedouros para os pássaros no inverno. Veja aqui. 

3. Restos de frango assado, ou estufado? Faça sandes. Ou pique e faça lasanha.  

4. Restos de vaca assada? Faça uma sopa, usando a carne desfiada e o molho.  

5. Restos de queijos variados ? Faça macarrão com queijo, receita aqui, ou um fondue, receita aquiPara o queijo-creme, utilize-o no puré e molhos brancos, para os tornar mais espessos e lhes dar sabor. 

6. Ovos a mais? Congele-os; misture as gemas com as claras e congele nas cuvetes de gelo. Claras podem ser congeladas, e posteriormente utilizadas para fazer um Molotof, ou Farófias, ou num simples Bolo de Claras. Receita aqui. 

Líquidos:
1. Café ou chá? Congele em cuvetes, e utilize para fazer refrescos ou chá gelado.

2. Restos de vinho? Guarde e utilize para temperar a comida.

3. Restos de sumos? Congele em cuvetes e use em molhos ou refrescos.

4.Leite? Também pode ser congelado; deixe espaço suficiente para expandir, e descongele no frigorífico.  

5. Resto de mel? Junte-lhe algum sumo de limão para ajudar a dissolver e adoce com ele  o chá, café ou leite.

Por último, quando nada disto lhe convier, coloque no compustor; pelo menos servirá para fazer crescer mais comida.

Até breve, e bons aproveitamentos!

Fontes: Care2, Planet Green,TLC, Deco