quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quem pergunta quer saber - Como comprar roupa para crianças?

Recebi o email da M. há já alguns meses, e respondi pela mesma via na altura, porém, a questão continua pertinente e o momento não poderia ser mais oportuno!

" Fernanda, tenho uma questão para lhe fazer e embora sendo pessoal, espero que não leve a mal que lha faça. (....) O orçamento cá em casa ficou bastante reduzido com o meu desemprego, mas as despesas mantém-se e a minha grande preocupação no inicio do ano letivo são os gastos com os livros e roupas! Comprar roupas para duas crianças que estão em crescimento de uma estação para outra saí muito caro. Como é que a Fernanda faz? "

Cara M.
Com certeza que a combinação livros + roupa de nova estação pode resultar numa equação de resultado negativo. Literalmente!  E por isso compreendo-a bem. Não tenho problema  algum em responder e partilhar consigo, e com as minhas leitoras, algumas dicas, para minimizar esta questão.
A crise veio agudizar esta situação, porém, já antes eu adoptava estes truques. 

Lista: Faça uma lista da roupa que necessita comprar; calças, camisolas, camisas, blusas, etc e cores preferenciais. Dê prioridade às cores básicas, mais fáceis de coordenar.
Made in Portugal: Para mim é importante comprar roupa feita em Portugal, por isso privilegio as lojas que a têm. Não se iluda, pensando que pagará mais, o que frequentemente não acontece. Em época de saldos a existir uma diferença de preços, será muito pequena, e a diferença de qualidade muito superior! Por exemplo, gosto imenso da roupa da Girandola, e da Gente Miúda, cuja qualidade de materiais e confeção, e bom-gosto das coleções é incomparável a qualquer outra marca de cadeias, muito mais populares. Preços? Comprei tudo com 50%!  

Saldos: Esta é a sugestão de maior relevo; aproveitar a época de saldos, preferindo os descontos de 50% para cima. Abaixo dessa percentagem, somente quando quer mesmo um artigo que sabe não chegar a grandes descontos, e é mesmo necessário, como por exemplo um bom casaco.
Para ser bem sucedida nos saldos precisa de tempo e paciência; percorrer lojas e mais lojas de roupa de criança, onde estão amontoadas peças que não interessam nada, mas onde repentinamente surge uma peça que é um tesouro, requer disponibilidade. Analise bem a peça, porque frequentemente muitas se encontram danificadas.

Promoções ocasionais: Faça cartões das lojas de roupa infantil e aproveite as promoções que fazem ao longo do ano, muitas delas exclusivas a "clientes fidelizados".

Antecedência: Compre de uma estação para outra. Neste inverno, compre roupa para o próximo outono-inverno; as mães sabem habitualmente como os filhos crescem, tanto em número de roupa, como no calçado. Desde sempre que compro antecipadamente, e nunca aconteceu que alguma peça não servisse aos meus filhos. É realmente uma questão de sabermos quanto crescem.
Quando chegar ao próximo outono-inverno e abrir os armários onde guardou a roupa, vai sentir uma enorme alegria! E alívio, ao olhar para as etiquetas.

Mealheiro: Sim, para poder "investir" nos saldos para a próxima estação é necessário ter disponibilidade financeira. Mesmo com 50%, gastar 300€ ou 500€  é altamente provável. Por isso, vá ao longo da estação anterior, economizando uma pequena quantia estabelecida para obter um valor considerável.

Promoções dos catálogos: Inscreva-se para receber os catálogos da Vertbaudet e La Redoute, habilitando-se desse modo a receber promoções que chegam a 40% antes da época de saldos. No final da estação poderá ainda adquirir roupas com descontos que vão por vezes aos 70%.

Lojas de fábrica: Atualmente, imensas fábricas possuem loja própria, onde vendem os seus produtos, com e sem defeitos, restos de coleção, etc, a preços muito reduzidos. Faça pesquisa na net, mas sobretudo pergunte a familiares, amigos e colegas de trabalho, pois a divulgação destes locais faz-se praticamente boca-a-boca.

Presentes: Por último, usufrua dos presentes de familiares e amigos sugerindo-lhes diretamente peças de roupa que as crianças estejam a precisar, evitando dessa forma despender mais dinheiro em roupa. Claro que muitas crianças não acham graça  receber roupa, mas o truque está em sugerir a uns que ofereçam roupa, a outros jogos, a outros livros e a outros brinquedos, como eu faço. Dessa forma há uma variedade equilibrada. Para pais e filhos. 

Espero ter sido útil.

Mais alguma sugestão? Serão bem-vindas!

Até breve, e boas compras!