sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Receita para o fim-de-semana: Galette des rois

A minha segue a tradição francesa de colocar fava; que é um bonequinho.
Voilá! Je suis en retard, je sais, ah pardon...oups! Vinha tão entusiasmada  com a galette des rois que confundi as línguas!

Faz hoje oito dias que eu deveria ter publicado a receita, porque a fiz para o dia de Reis, tal qual como manda a tradição em França, mas não me foi oportuno; penso, porém, que é uma ótima receita para se fazer em qualquer altura. E como não gosto de bolo-rei, que aliás perdeu toda a piada sem os brindes, esta alternativa parece-me excelente!


Galette des rois
Ingredientes:
- Duas embalagens de massa folhada redondas
- 125 gr de amêndoa em pó
- 125 gr de açúcar em pó
- 125 de manteiga mole
- dois ovos + uma gema
- uma colher de sopa de rum ( facultativo)
- Uma fava ( brinde)

Como fazer:
Pre-aquecer o forno a 220º.
Bater a manteiga amolecida com o açúcar até que a mistura fique homogénea e macia. Acrescentar as amêndoas em pó, os dois ovos, e o rum. Misturar bem.
Desenrolar a massa folhada sobre o tabuleiro do forno ( eu preferi usar uma tarteira), mantendo a folha que a envolve; colocar no meio o recheio, e fazer um rebordo de dois cm. Pôr a fava.
Cobrir com a segunda folha de massa folhada, e soldar as duas pastas pressionando à volta com os dedos, e depois retorcendo-o, pressionando mais. Marcar o rebordo da galette com os dentes de um garfo. 
Pincelar com uma gema diluída num pouco de água fria. 
Com uma faca desenhar losangos (eu utilizei um garfo), picando ligeiramente a massa para que não enfole durante a cozedura. 
Levar a galette a cozer cerca de 20 minutos, ou até ficar bem dourada por toda.

Et voilá!

Um bom fim-de-semana!