quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Como combater a queda de cabelo?

Victoria Beckham utiliza o cabelo como ninguém na composição da sua imagem.
Há quem diga que no processo natural da evolução do homem está prevista a calvice. Entretanto, toda a pilosidade corporal  vai sendo eliminada artificialmente, com a exceção da cabeleira. Essa é estimada, e valorizada, com champôs, cremes, máscaras e cores. O cabelo sempre foi uma imagem de marca da nossa identidade, e atualmente mais do que nunca!
Porém, dois terços dos homens ficam carecas por volta dos 40 anos, enquanto apenas uma em cada quatro as mulheres experiencia uma perda de cabelo acentuado durante a sua vida. 

Perder de 50 a 100 cabelos por dia é normal. A queda de cabelo pode ser motivada por variados factores, tais como genética, stress, medicação, nutrição deficitária, parto, causas hormonais ( tiróide), etc. 
Diz-se que no outono e primavera a queda de cabelo acentua-se, mas parece-me que depende das pessoas, por exemplo a mim as estações parecem não afetar-me.
Ao contrário do stress, em ocasiões de maior tensão, noto que perco mais cabelos.

Podemos fazer alguma coisa para impedir essa queda acentuada, que tanto nos aflige e preocupa? Sim.

No caso de tomar medicação, informe-se junto do farmacêutico, ou médico se algum dos efeitos colaterais será a queda de cabelo. Se for possível, peça para alterar a medicação para outra menos nociva. 

Se está a seguir alguma dieta para perder peso, converse com o seu nutricionista sobre a possibilidade de alteração da dieta. Que em nenhum caso deveria implicar a perda de cabelo.

Em caso de stress, pense em adoptar alguma técnica que o reduza, ou elimine, tal como fazer ioga, meditação, ouvir música clássica, frequentar ambientes tranquilos, ou simplesmente fazer aquilo que sabe o ajuda a acalmar.

Em caso de herança genética, pode reduzir o consumo de gorduras hidrogenadas e saturadas, assim como  o açúcar refinado,  a farinha, e alimentos processados. 

Pode sempre tentar outras alternativas, como por exemplo, fazer uma pasta de azeite ( que deve ser aquecido até uma temperatura suportável à pele) com mel e canela em pó  e com ela massajar o couro cabeludo, de 5 a 15 minutos. 

Tome vitaminas; a vitamina A é um antioxidante que promove o crescimento saudável do sebo no couro cabeludo.

Massaje  diariamente, por alguns minutos, o couro cabeludo para estimular a circulação. Uma boa circulação no couro cabeludo mantém os folículos pilosos ativos. A circulação pode ser melhorada através da massagem, usando algumas gotas de lavanda ou óleo essencial de amêndoas, ou gergelim.

Lave o cabelo com chá verde quente (duas saquetas de chá  num copo de água), que contém antioxidantes e pode evitar a queda, e ajudar o crescimento do cabelo. Deixe por uma hora e enxagúe.

Todas estas opções me parecem boas, muito melhores do que medicação ou cirurgia! 
Pois é, sou adepta de mezinhas caseiras, primeira opção possível: o que é natural.

Até breve!

Fontes: Wikihow 
Care2
Steady health