segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ensinar Matemática a brincar

- Cubo, prisma triangular, triângulo e pirâmide pentagonal.
Que crianças gostam de Matemática? Muito poucas, atrevo-me a dizer. Mesmo aquelas que são boas a Matemática, normalmente não gostam. Porquê?
"Porque é chata", dizem-me. 
Já no meu tempo era assim. No entanto, aquilo que as crianças não sabem e nós pais, e educadores sabemos, é que a Matemática é uma disciplina importantíssima no percurso escolar. E que muito provavelmente o seu conhecimento e domínio será necessário, em grande parte do percurso académico dos nossos pequenos.

A Letícia continua a dizer que vai estudar Arte; para isso vai precisar de Matemática. O que ela pretende é ser pintora - pintar quadros, e por isso, saber Matemática não lhe parece que faça muito sentido, porém faz! E um dia, daqui a alguns anos ( que passem bem devagar!) ela vai com certeza entender. 

Mas para já...a Letícia não pode perder o comboio.
Resta-nos dar-lhes uma visão da Matemática mais lúdica, e concreta. E nesse seguimento, o jogo do Magnetix, que no principio não passava somente disso mesmo, tornou-se uma ferramenta e aliado muito eficiente. 

No contexto da Geometria, ensinado no 4º e 5º anos, a elaboração e compreensão de figuras geométricas a três dimensões, revelou-se muito mais fácil e absolutamente real. Porque na Matemática o problema é frequentemente esse - as crianças não conseguem tornar os problemas reais, fica tudo na dimensão do abstracto.

Por conseguinte, aconselhamos muito a pais com filhos nestes anos de escolaridade, a utilizarem o Magnetix, para estudar. 
Verá, como o estudo da Matemática se pode tornar numa brincadeira!

Tenha uma ótima semana!