segunda-feira, 12 de março de 2012

Usos para a pasta dentífrica

A que usamos cá em casa, Couto: Made in Portugal.

Quem diria que a pasta dentifríca pode ter mais usos do que o seu objectivo mais evidente, que é lavar os dentes, branqueá-los, e proporcionar um hálito fresco?

Há dias a Letícia foi picada por uma vespa, e eu sabia que tinha lido algures sobre alguma coisa a colocar na picada, que não era pomada da Farmácia. Mas não me lembrava do quê. Então fui repescar as minhas leituras, e vejam só o que encontrei!

1º Como pomada para picadas de insectos, feridas e bolhas. Aplicar uma gota de pasta dentifríca preferencialmente durante a noite. Alivia comichão, e inchaço. 

2º Como pomada para aliviar queimaduras leves; aplicar na queimadura, para arrefecimento imediato e alívio da dor, impedindo a queimadura de abrir ou segregar liquido. 

3º Para acelerar a secagem de uma borbulha no rosto, ou acne; aplicar sobre a borbulha antes de dormir. Lavar o rosto pela manhã.

4º Para fortalecer e limpar as unhas. Os dentes são feitos de esmalte, portanto é natural que o que serve para os limpar, fortalecer e dar brilho, também funcione com as unhas. Aplicar nas unhas e massajar alguns minutos, com a ajuda de uma escova dos dentes.

5º  Manter o cabelo no lugar. Dentífricos de gel contêm os mesmos polímeros solúveis em água que o gel de cabelo; na falta deste e pretendendo fixar um penteado mais extremo, pasta de dentes também serve.

6º Limpar os faróis do carro. Quando os faróis ficam com aquele aspecto de nevoeiro, e pretende recuperar o brilho de quando eram novos, basta colocar um pouco de pasta dentífrica numa pano seco, e limpar os faróis,  esfregando até a sujeira sair. Passar com água limpa e secar!

7º Para remover arranhões. Seja de dvd's, c.d's e também objectos de vidro, colocar um pouco de pasta nos arranhões, e esfregar com um pano até que desapareçam. Limpar com água à temperatura natural, e um pano seco.  Também funciona em cristais, bastando colocar um pouco de pasta no arranhão e esfregar delicadamente,  em movimentos circulares com uma escova macia, cerca de 1 minuto. Limpar com um pano humedecido em água morna. ( Testado em d.v.d's e aprovado!)

8º Remover maus-cheiros das mãos. Seja de alho, cebola ou peixe, que penetram na pele e não saem facilmente, esfregar as mãos com pasta dos dentes. 

9º Remover nódoas. Seja em roupa, tapetes ou carpetes, basta colocar um pouco de pasta e esfregar com uma escova, passando de seguida por água. Atenção que a pasta dentífrica pode desbotar alguns tecidos ou cores.

10º Limpar ténis, ou sapatos sujos; tal como acima, colocar a pasta na nódoa, esfregar e limpar com pano húmido.

11º Limpar a banheira. Quando a marca do calcário começa a formar uma linha de sujidade, basta limpar com pasta, esfregando e passando água para remover tudo.

12º Tapar buracos na parede. Esta só funciona se a parede for branca, tal como a pasta, e que o buraco seja pequeno, como o de um prego. É só colocar a pasta, enchendo o buraco e deixar endurecer.  

13º Remover pinturas de lápis de cera. O artista da casa deixou a sua assinatura nas paredes? Passar um pano com pasta, esfregando até remover.

14º Dar brilho a jóias de prata. Limpar as peças com ajuda de uma escova macia e deixar assim durante a noite. Limpar com pano seco e macio. Para os diamantes, passar a pasta, esfregando gentilmente e limpando de seguida com pano húmido. Não serve para limpar pérolas! 

15º Limpar as teclas do piano. Como os dedos são gordurosos, as teclas ficam naturalmente engorduradas, onde pousa poeira e cola. Passar um pano com pasta nas teclas, e remover tudo  com outro limpo.

16º Desodorizar biberões. Se o biberão cheira mal, lavar com pasta dentífrica, esfregando o interior com uma escova; passar por água limpa abundante.

17º Crosta queimada em ferros. Para remover, a crosta que vai ficando no ferro, aplicar pasta, cuja sílica desfaz esta camada de aspeto enferrujado.

18º Anti-embaciador. Seja nos espelhos do quarto-de-banho, seja nos óculos de mergulho, basta passar um pouco de pasta dos dentes, esfregar em toda a superfície e depois remover com um pano limpo. 

Parece-me muito económico, seja em dinheiro e tempo de compras, e de espaço para arrumação. Tantas virtudes para uma bisnaga tão pequena! Vamos aproveitar, não é?! 

Tenham uma ótima semana!

Fontes:
care2
eHow , 
youPix,