quarta-feira, 21 de março de 2012

Visita ao Castelo da Póvoa de Lanhoso

Nada como uma lição real e prática de história, para que os alunos a memorizem definitivamente, e de bom grado.
Por isso se fazem visitas de estudo. Que não têm que ser sempre promovidas pela escola; os pais podem e devem aliciar os filhos para momentos de estudo, embrulhados em  papel de lazer!

Tanto no 4º ano, como no 5º, os alunos estudam um famoso episódio relativo à fundação do Reino Portucalense, que é o encarceramento de D.Teresa, por D.Afonso Henriques, seu filho.

Conta a Lenda que D.Afonso Henriques se insurgiu contra a mãe, D.Teresa, por esta ser adepta da soberania espanhola, e ele pretender a independência do reino. 
Após a batalha de S. Mamede e vitória do filho, este terá enviado a mãe, para as masmorras do castelo da Póvoa de Lanhoso, onde terá permanecido, antes de seguir para o exílio, na Galiza.

Para além deste longínquo  e bizarro episódio que remonta aos primórdios da nacionalidade, o Castelo tem a particularidade  de estar construído no pino do maior afloramento monolítico granítico conhecido. ( Fonte )
A sua construção data de  1071, por ordem do arcebispo de Braga. No sopé do monte do Pilar, encontram-se ainda ruínas de habitações castrejas, bem conservadas, que remontam à idade do Ferro.

Fica localizado a cerca de 25 kms de Guimarães, pelo que a pretexto de uma visita à capital europeia da cultura, a visita se torna praticamente obrigatória!

Uma sugestão histórica para a primavera e verão, que promove o turismo dentro de Portugal.

Até breve!