quarta-feira, 4 de abril de 2012

A Páscoa está aqui!

- Por toda a cidade se abrem as portas de igrejas, e pequenas capelas
Parece-me que a Páscoa está como o Natal - todos a comemoram apenas no sentido festivo e profano. Amêndoas, coelhos e ovos de chocolate. Mesa tradicional e presentes para os afilhados.

Algures, perdeu-se o sentido religioso da data. E sem isso, que motivo há para comemorar?!
Confesso que durante muito tempo não gostei da Páscoa, mas apenas porque não a compreendia. Não via motivo para festejos na crucificação de Jesus.

Só há algum tempo entendi que comemoramos um sacrifício que foi feito por amor. Amor a nós, filhos do homem. E que comemoramos a ressurreição, de Jesus.
Ressurreição essa que simboliza o renascimento. É como se fosse um lembrete anual, para nos recordar, que também nós podemos renascer. Dar uma reviravolta à nossa vida.

Então a hora é de reavaliar, de reajustar. E de renascer.
- Não devia ter tirado a foto...!Mas a Sé estava tão bonita.
No último domingo entrei nesse período reflexivo, graças à procissão do Senhor dos Passos, em Braga.
A Semana Santa em Braga tem uma tradição centenária; os turistas apinham-se pelas ruas, para verem as procissões. Os hotéis ficam lotados. Por todo o lado se ouvem diferentes línguas, sobretudo espanhol.

Parece-me uma forma excelente de aproximação à Páscoa no seu sentido primeiro. E a quem nunca foi a Braga, nesta altura do ano, aconselho muito a experiência. As procissões nocturnas são as minhas favoritas, como a  Procissão do Enterro do Senhor. Há nelas uma solenidade e tristeza únicas. Aqui sente-se a Páscoa!

Até breve!