quarta-feira, 30 de maio de 2012

Meninos a fazer xixi sentados, já!

Via
Isto vai parecer uma brincadeira, mas não é. Na realidade é algo que mexe com sentimentos muito profundos, formas de estar muito enraizadas, comportamentos passados de geração em geração, com laivos de machismo. Sim, eu acho.

Há dias, tendo vários meninos cá em casa a brincar, descobri uma sanita completamente molhada de xixi; imediatamente me dirigi ao quarto das crianças - rapazes, e fiz uma reiterada apologia ao fazer xixi sentado. Que é muito mais higiénico, porque não salpica o tampo da sanita, que sendo assim nem precisam de levantar o tampo da mesma, e que se nós, mulheres e meninas fazemos xixi sentadas, porque não podem eles sentar-se, quando se sentam para o número dois?!
Fazer xixi de pé justifica-se apenas em quartos-de-banho públicos, como os das escolas, por exemplo, ou desconhecidas, que não inspirem confiança. Em casas de banho limpas, de amigos e familiares, basta  usar o papel higiénico no tampo da sanita, como precaução.
Eles ouviam-me em silêncio. Uns porque nunca tinham ouvido semelhante sermão, outros porque já conheciam a lição de cor e salteado, e outros porque...sei lá.

Há uma coisa que eu não entendo, palavra que não - por que não ensinam as mães destes meninos a fazer xixi sentados, quando são elas que têm que limpar o que eles sujam?!
Será que não pensam que estão a moldar os filhos num estereotipo medievo, em que os homens faziam xixi em pé, porque era onde calhava e lhes apetecia, por falta de quartos de banho?
Será que não se lembram das vezes em que os maridos as irritam e provocam discussões e fricções, evitáveis, se não deixassem os tampos da sanita levantados?
Será que não lhes passa pela cabeça que estão a contribuir para que essas mesmas discussões passem à geração seguinte?

Vamos lá facilitar a nossa vida, as vidas dos nossos filhos, e em última circunstâncias, as das nossas noras! 
E para que tal aconteça basta ensinar os filhos  a fazer xixi sentados, tal como ensinam as filhas. Não é por isso que eles serão menos másculos, não é por ai que a testosterona escapa, mesmo que alguns meninos gozem com isso. Sim, porque eu sei que dizem: " olha, a fazer xixi à menina!", e compreendo que estas frases provocatórias possam  mexer com fragilidades e reavivar inseguranças, porém, compete-nos a nós, como mães, tranquilizar as crianças, desdramatizando, explicando que não é esse tipo de coisas que define o sexo, e que há parvinhos em todas as idades, só nos restando ignorá-los.

Já há tantas diferenças entre o sexo feminino e masculino que não vale a pena inventar mais uma! Muito menos uma que não beneficia ninguém. 

Até breve!