segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quem foi que fez? A Associação de Pais.

Via
Estes dias conversava com alguns pais, a respeito da festa de final de ano lectivo; a certa altura alguém comentou que fulano era óptimo para conseguir materiais e donativos de empresas, ao que outra mãe respondeu que isso não era para ela, porque não gosta de pedir. Outra mãe anuiu. E outra. E eu também, em pensamento.

E no pensamento essa conversa me ficou. Tive que reflectir sobre esse episódio, para chegar a uma conclusão que agora me parece tão óbvia que até me embaraça. É verdade que eu não gosto de pedir, está-me na natureza.

Para pedir é necessário humildade e eu não tenho essa humildade. E por isso valorizo imenso quem é capaz de pedir, quem tem essa humildade.
Então esse pai, que pertence à Associação de Pais, e vai a empresas, e pede, seja o que for necessário para a Escola, ou crianças, não para ele, mas para outros, tem um valor ainda maior. É digno de admiração.

Assim como são dignos de admiração, e da minha gratidão, aqueles que pertencendo à A.de P. trabalham em prol da Escola, dedicando o seu tempo, seja na elaboração mental dos projectos, seja na sua execução, sacrificando a vida pessoal, num gesto de doação sem retorno.
Nós, a maioria dos pais, limitamo-nos a comparecer às Festas, aos eventos, e a desfrutar  sem sequer termos noção do labor e esforço desses voluntários.

Foram precisos 5 anos de 1º ciclo, para eu ter noção de tudo isto. O que de certa forma me envergonha porque não gosto nada da ingratidão; portanto, o meu "muito obrigada" à A.de P., e a todas as pessoas que trabalham na Escola, funcionários e professores, e que promoveram um ambiente sadio, equilibrado e feliz aos meus filhos.
Termina o capítulo do 1º ciclo, em setembro começa outro.
Sinto-me grata. 

Tenha uma óptima semana!