sexta-feira, 29 de junho de 2012

Receita para o fim-de-semana: Trifle de Floresta Negra

Estávamos a ver o Masterchef Australia, quando a receita do bolo Floresta Negra foi o desafio para alguns concorrentes. Ficamos com água na boca na hora! E por isso, o Duarte pediu-me para procurar a receita e faze-lo.
Não encontrei a receita do bolo, mas sim a do trifle, que sendo um doce para taça, me parece um excelente ensaio, para o bolo propriamente dito. É delicioso, as opiniões foram unânimes!

Trifle de Floresta Negra
Ingredientes:
Um bolo de chocolate ou vários queques de chocolate
500 gr de cerejas grandes
6 colheres de sopa de rum ( ou sumo de laranja para não-alcoólico)
3 colheres de sopa de açúcar

2 chávenas de natas espessas
6 colheres de sopa de açúcar em pó, peneirado
1/4 de chávena de cacau peneirado

Para as cerejas: 
Numa panela pequena  misture as cerejas sem caroço e o açúcar em lume médio. Cozinhe até o açúcar dissolver, e cerejas libertarem o seu sumo, cerca de 5 minutos.  
Retire a panela do fogo, mexa cuidadosamente, juntando o rum, e volte a pôr ao lume. Continue a cozinhar em fogo médio até que o líquido se torne ligeiramente espesso cerca de 2 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.

Para fazer o creme chantilly: 

Numa tigela batedeira (de preferência que tenha sido refrigerada  pelo menos 5-10 minutos), bata as natas, o açúcar em pó, e o cacau até formar picos.

Para montar o Trifle: 

Coloque uma camada de bolo de chocolate ou os queques, meio desfeitos, numa tigela. Em seguida, uma camada de chocolate-chantilly. Depois, adicione uma camada de cerejas. Repita quantas vezes desejadas, e cubra com uma camada de chantilly decorado com raspas de chocolate e algumas cerejas.

Vai ao frigorífico a refrescar algumas horas, ou melhor de véspera. 

Tenha um doce fim-de-semana!