segunda-feira, 23 de julho de 2012

Acampar com crianças

1-Duarte e Letícia na lagoa. 2-Duarte depois do 1º mergulho. 3-Cascata. 4-Rio Gerês. 5-Assar marshmallows. 6- Espetadas de marshmallows

Estava na lista de férias de verão - "acampar".
Desde o ano passado que as crianças falavam que gostariam de acampar, mas eu e o pai não somos exactamente do tipo de dormir no chão. Nunca acampei na minha vida! Mas....

O que não faço pelos meus filhos?!
Uma tia preparada e com conhecimentos nestas lides, foi a nossa compincha. 
Fizemos a experiência, dois dias somente, no Parque de Campismo do Vidoeiro, no Parque Nacional Peneda-Gerês.

E... ? Perguntam vocês.
- Adoramos!

As crianças não queriam voltar, portanto ficou prometido que havemos de repetir ainda este verão.
O chão não é assim tão duro. A sério.
1- Carrinha da padeira que chega às 9h ao parque. 2-Entrada do Parque. 3- Ponte de madeira. 4- Grelhadores. 5- Bancas da louça e tanques de roupa. 6- Piscina da Vila do Gerês

Vamos a factos.
1º Procurar um bom local para montar a tenda. À sombra para que não "assemos" de calor, mas perto dos balneários, que incluíam barbecues, bancas de louça e tanques para a roupa. Perto do rio. Onde pudéssemos estacionar o carro, porque tínhamos lá praticamente tudo. Era a nossa base.

2º Montar as tendas. Incrível como as tendas podem ser fáceis de montar e desmontar actualmente! Eu e a Letícia tratamos desse item sem problemas. Colocamos os colchões, abrimos os saco-camas, pousamos lá as lanternas, e pronto, instalações montadas.

3º Programar os dias. Perguntamos na recepção e informaram-nos que pertinho há um centro que fornece uma série de actividades; equitação, arborismo, canoagem, etc.

Como estava muito calor, decidimos não fazer nada e optamos por um passeio à Vila, percurso que fizemos a pé. Valeu-nos a constante presença da água, em pequenos cursos, quedas e fontes, onde a cada passo parávamos, para nos refrescar, atirando água uns aos outros. As crianças estavam maravilhadas com a minha permissividade! Ficavam encharcadas, mas passados poucos minutos a roupa estava seca. E voltávamos a repetir.

Na Vila comemos gelados, bebemos água fresca e fizemos algumas compras para o nosso jantar - constituído por sandes, batatas fritas, fruta e bolachas. Transgressões foram feitas!

Quando regressamos ao parque de campismo, afogueados pelo calor, entramos de imediato na lagoa e experienciamos um  banho de água cristalina e gelada, que nos deixou completamente zen. Que água maravilhosa!

Depois do jantar, a Letícia realizou outro desejo: assamos marshmallows na fogueira que um simpático vizinho nos deixou. Delicioso, mas um pouco enjoativo, depois do terceiro. 

Brincamos, cantamos, jogamos às cartas, entramos na lagoa, comemos, rimos, jogamos voleibol e futebol ( badminton não que a pena ficava presa nas árvores), o Duarte jogou Nintendo, e falamos apenas duas vezes ao telemóvel.
Observamos a natureza, ouvimos o som da cascata de água, ficamos parados sem fazer absolutamente nada.
E as horas demoraram a passar, de uma forma inédita.

Ainda bem que fomos. Aconselho muito esta experiência e sobretudo este parque, muito tranquilo e limpo, com poucos campistas, sobretudo estrangeiros. 

Se não puder ser de outra forma, acampe com as crianças, nem que seja só no jardim de casa! Estas coisas fazem a diferença na história de umas férias inesquecíveis.

Tenha uma óptima semana!