sexta-feira, 27 de julho de 2012

Receita para o fim-de-semana: Palitos La Reine

Os palitos La Reine servem para confeccionar alguns doces, mas eu uso-os sobretudo para fazer a Charlotte au Chocolat. A receita fica para a próxima, porque o que interessa mesmo são os palitos. Fazem-se e guardam-se numa lata, para utilizar mais tarde.

Estava farta de comprar dos embalados nos hipermercados, porque são secos e desenxabidos. E nas pastelarias? Por aqui não há. Então o remédio é faze-los, o que nem sequer é complexo.

Palitos La Reine*
Ingredientes:
3 ovos grandes
50g de açúcar
100g de farinha de trigo
açúcar em pó ( confeiteiro ) para polvilhar

Como fazer:
Separe as gemas das claras. Bata as gemas com metade do açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Numa outra tigela, bata as claras com o restante do açúcar até ficar um merengue bem firme. Vá colocando o merengue em várias vezes na gemada, misturando delicadamente com colher de silicone. Vá peneirando a farinha de trigo sobre os ovos aos poucos e misturando com cuidado a cada adição. 
Misture bem e coloque num saco de confeitar com bico redondo grande. 
Vá espremendo os biscoitos numa assadeira forrada com papel manteiga, deixando um espaço entre eles pois crescem um pouco durante o forno. 
Rendeu cerca de 40 palitos. 

Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre todos os biscoitos. Espere alguns instantes antes de polvilhar novamente com açúcar em pó. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por 10 a 15 minutos. Deixe esfriar na assadeira por uns 5 minutos e só então, coloque sobre uma grelha para esfriar completamente.

Tenha um doce fim-de-semana!

*Receita retirada do Cozinha da Zana