quinta-feira, 20 de setembro de 2012

As aranhas e as drogas

Revista Quero saber, Setembro 2012
É muito acertada aquela expressão " uma imagem vale mais do que mil palavras"; este exemplo é a confirmação.
Fiquei impressionada com as teias de aranhas produzidas pelos aracnídeos drogados. Quando mostrei aos meus filhos, o espanto levou-os a fazer uma série de questões, de forma que falamos sobre o assunto das drogas, com outro interesse, da parte deles.

A experiência foi feita pela Nasa, na década de 1990.

Sob efeito da marijuana, as teias foram produzidas mais lentamente e ficaram incompletas.
Com a bezedrina foram tecidas rapidamente, mas mal organizadas. Porém, foi a cafeína que teve o maior efeito; quase impediu as aranhas de tecerem, excepto uns fios mal organizados e sem estrutura.

Dá que pensar, não é?

Se me perguntarem, eu diria que a cafeína me ajuda a despertar, me dá energia e consequentemente trabalho melhor. Além disso, sabe-me muito bem.
Felizmente não sou uma aranha! arghhh...

Até breve!