segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Uma filha é um dos melhores presentes

 daughters-quotes-graphics-6
| Uma filha é um dos melhores presentes que este mundo tem para dar.

Por  acaso, eu costumo dizer com uma variante: "que Deus tem para dar". Costumo dizer, sobretudo à minha filha, quando a estou a aconchegar, para dormir. E acrescento sempre que estou muito grata, a Deus, por ma ter dado.

Sendo mãe de um rapaz e de uma rapariga sei bem das diferenças de personalidade entre um e outro, e creio que mães, na mesma situação, me compreendem quando digo que é tão bom ter uma filha! Não me interpretem mal, adoro o meu rapazinho, ele tem-me ensinado tantas coisas importantes, acerca do sexo oposto e sobre a vida, que de certa forma o considero meu professor. Não tem nada a ver com gostar mais de um ou de outro; aliás, não compreendo as mães que sentem assim, contudo compreendo que se possa amar de forma diferente, um filho e outro.
Mas uma filha... é o reconhecimento de nós mesmas. É o maravilhamento desse reconhecimento. Entre mãe e filha nasce uma cumplicidade  de tal forma natural e única, que nos torna companheiras para a vida. De facto, tenho realmente essa esperança.

A minha filha fez dez anos, ontem. Como presente escrevi-lhe uma carta que resume o que a Letícia tem sido estes anos; porque a memória é curta e ela vai gostar de a reler, e relembrar-se, daqui a uns anos. E eu também ( então na adolescência, suponho que a irei ler muitas vezes!).

Por ser algo muito privado, não a irei publicar aqui, só queria deixar a sugestão; se pretender seguir a minha ideia, escreva a carta por tópicos:
1º Quando era bebé.
2º Quando começou a andar.
3º Primeiras palavras que pronunciou, e como
4º Boneco e brincadeiras preferidas
5º Experiência no Infantário
6º Experiência na escola
7º Amigos preferidos
8º Cor preferida
9º Gosta de ...
10º Não gosta de ...
11º Relação com os irmãos
12º Relação com os pais
13º Quais as profissões que já quis e quer ser agora
14º Detalhes: se gosta de dormir cedo, ou não. Se acorda bem disposto, ou não. Se implica especialmente com alguma coisa. O que lhe ocorrer.
15º Pequenos episódios da sua vida,engraçados, curiosos, ou marcantes.
16º Tudo o que lhe parecer pertinente!

É  um bom presente de aniversário, não é?

A Letícia gostou imenso, e eu também, foi um óptimo pretexto para fazer uma retrospectiva.

Tenha uma óptima semana!