segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Como vender no OLX

Aqui
Tantas vezes me apareceu a publicidade ao OLX no FB que um destes dias resolvi experimentar. Sim, tenho perfeita consciência do poder da publicidade, mas aqui usei-a a meu favor. Não tinha nada a perder, e penso que esse é o primeiro ponto positivo - os anúncios são grátis!

Além disso, as compras online continuam a aumentar de ano para ano, os sites de vendas tornam-se cada vez mais acessíveis, possibilitando a qualquer um a ser tanto comprador, como vendedor.

Seleccionei algumas peças de roupa e calçado que ficaram pequenos e outras que já não usamos. Fotografei as peças e deixei-as junto do pc.

Abrir conta no OLX, que é algo que se faz num minuto, e tudo o que necessita é um email!
Cliquei no quadrado laranja onde diz "publicar um anúncio grátis" e comecei a escrever os anúncios.

O título. O título do anúncio deve ser claro e atractivo; se a peça é de marca, ou nova, explicitá-lo logo aí, a idade ou número também é importante. Vende-se melhor roupa de marca usada, do que nova de marcas desconhecidas. Ex: Blusa de algodão, GAP, 8/9 anos, semi-nova!

A descrição.  A descrição do artigo deve ser correcta, por isso é bom ter as peças ao lado, para as consultar, acerca das informações da etiqueta, e fazer uma apreciação geral.  Pode-se emitir opiniões acerca da peça, como por exemplo " a foto não captou totalmente a beleza do casaco, porque é de facto muito bonito".

O preço. Pode ser fixo ou negociável, mas por experiência verifico que mesmo nos fixos ( opto por esses) os interessados têm tendência a enviar emails, fazendo propostas abaixo do pedido. Isto é desagradável, para quem à partida não tem interesse em trocas de mails a negociar. Então, descobri que temos duas opções: ignorar esses emails, ou inflacionar um pouco o preço do artigo à venda, para o baixar. Quer 15€ por um casaco? Ponha-o à venda por 20€.

Aproveitar cada espaço. No mesmo anúncio, abaixo da descrição, pode fazer uma chamada de atenção a outros artigos, que tenha à venda, tipo: "Veja também os meus outros anúncios", ou fazer uma listagem de todos os artigos que tem à venda.

Os portes. Devem ser pagos pelo comprador, e por isso é bom que tenha uma noção de quanto será. O portal dos CTT dá-lhe aceso ao preçário, e desde que tenha uma balança para pesar os artigos ( já embalados!), pode informar o interessado sem sair de casa, o que é muito prático. 

Pagamento. O meu preferido é transferência bancária, basta dar o NIB e o comprador faz o pagamento por multibanco, ou online. Nunca enviar sem receber, claro!

7º Entrega em mãos. Se viver numa grande cidade é mais fácil encontrar-se com o comprador, proporcionando-lhe  um corte de portes, e este pode ainda verificar o que está a comprar. Se eu fosse compradora iria tentar esta alternativa, exactamente pelo facto de poder analisar a minha compra. 

Resumindo, as vendas através do OLX são muito mais fáceis para o vendedor do que para o comprador, que se encontra salvaguardado; tem que haver uma base de boa-fé, para que o negócio se concretize bem para ambas as partes.

Se estiver disposto a tentar, é um óptimo sitio para comprar o que quer que seja. Ou para vender, afinal quem não tem coisas em casa que já não precisa, não serve e não gosta? Há-de ser do gosto de alguém, e de vez em quando, convém destralhar, não é?

Tenha uma óptima semana!