quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Quatro dicas de livros infantis. Quatro dicas de presentes

Estes dias, fui ao shopping às compras, e fiquei um pouco admirada ao ver algumas lojas já com decoração de Natal. Todos os anos por esta altura acontece a mesma coisa, eu é que pareço achar sempre cedo!

Lembrei-me então de iniciar aqui a série especial de Natal. Para que a preparação do advento se faça com tranquilidade e tempo, necessitamos de o começar a preparar atempadamente. E recordei-me dos últimos livros infantis que li, e que recomendo, porque não há maior desperdício do que um livro que nada ensina!

E porque livros são sempre excelentes presentes de Natal. Ou de aniversário.

Via Editorial Presença

"O menino que detestava escova de dentes"
De Zehra Hicks
Editorial Presença

Uma história muito pequenina mas que capta o essencial: as crianças não gostam de lavar os dentes!
O segredo para cativar o Martim foi fazer-lhe acreditar que a Fada dos Dentes lhe enviara uma escova mágica. E com esta escova, ele adquiriu o hábito de escovar os dentes com gosto!

É engraçado para as crianças constatarem que há outros meninos como eles, e que podem superar essas "embirrações".


" O Maurício da Gama é novo cá na escola!"
De David Mackintosh
Planeta Júnior

O Maurício da  Gama é o aluno novo da escola e é bastante diferente dos outros meninos; em tudo, no aspecto, nos cuidados com a alimentação, no material escolar, não faz Desporto, não fica ao sol, etc. E por isso é olhado de lado. Quando faz anos e convida os outros meninos, o colega de carteira não quer ir , mas vai, contrariado, obrigado pela mãe. Ora acontece que a festa é um sucesso, e os meninos divertem-se imenso. Afinal o Maurício da Gama é fixe!

Este livro fez-me sorrir, achei-o uma ternura.
Para os meninos se lembrarem de dar uma oportunidade a quem não conhecem, e terem vontade de conhecer para lá das primeiras impressões, e assim fazerem novos amigos.
Para entenderem que ser diferente pode não ser mau, porque se pode encontrar um terreno comum.

Via

"Odeio a escola!"
Jeanne Willis e Tony Ross
Livros Horizonte

Ana Rita detesta a escola, e conta a quem a quer ouvir como lá tratam os meninos, cortam a cabeça a quem falar, batem e atiram do alto da torre quem se portar mal, etc. Um terror. No entanto, quando a escola termina ela chora imenso, e acaba por confessar que vai ter saudades da escola.

 Não será boa ideia ler este livro a meninos que iniciam a escola, mas sim àqueles que já lá andam e se queixam de algumas coisas. A escola também tem coisas boas!
 É de resto, um livro aconselhado pelo PNL.

Via Gato na Lua

"Piano Piano"
David Coli
Gato na Lua

A história do pequeno Marcolino que é obrigado a estudar piano; a mãe diz-lhe que se ela tivesse estudado afincadamente teria sido uma grande pianista. Porém, ele troca de bom grado o piano pela televisão, pelos jogos, por tudo, aliás!
Um dia, o avô  mostra-lhe fotos da mãe criança, em que a mãe estava sempre feliz, excepto na foto em que tocava piano! Então, o avô levou o menino a uma loja de instrumentos musicais, para ele escolher um instrumento que gostasse, e o menino escolhe uma tuba. 
Depois disso, o Marcolino até se esquecia de lanchar!

Gostei muito desta história, e até acho que seja excelente para muitos progenitores. Para recordar aos pais que por vezes esquecemos coisas da nossa própria infância e as idealizamos, e que devemos evitar a realização através dos filhos.
Para ensinar os filhos que existem alternativas, e que podem encontrar actividades que lhes agradem.

Para mim, os livros são sempre um presente acertado!

Até breve.