segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Porque ainda se confunde Deus e a Instituição Igreja?


Como toda a gente, quando ouvi a notícia da renúncia de Bento XVI, fiquei bastante surpresa. Se acerca de  João Paulo II esperava essa notícia todos os dias, com este Papa nunca semelhante ideia me atravessou o pensamento.

A minha primeira reacção foi duvidar do pretexto apresentado para a renúncia. Porque sei que raramente as coisas são assim tão simples; que a versão oficial é sempre diferente da real. Mas ao certo, como haveria de ter certezas?

De acordo, os motivos apresentados são perfeitamente justificados. A responsabilidade deste cargo (ou será antes desta missão?) parece-me sobre-humana. Mesmo que corresse tudo bem, o que não é o caso. Os escândalos sucessivos dentro de Igreja devem abalar o coração e cérebro do mais forte dos homens.

No entanto, o que no meio de tudo isto me intriga e deixa mais perplexa é a reacção das pessoas. A decepção que sentem devido a todos estes acontecimentos na Igreja. A dúvida, a fé abalada.

Confesso que quando comecei a estudar a História, e fui descobrindo como a Igreja se tinha portado ao longo dos séculos, me senti muito decepcionada. Com a Inquisição, com os Judeus, na Segunda Guerra Mundial, com os regimes ditatoriais...
Mas, eu tive um pai que apesar de não simpatizar com padres, tinha fé. Continuava a rezar, a conversar com Deus, a ir à missa, quando tinha vontade. Portanto, sem dúvida que isso me ajudou a entender, que Deus é Um, e a Igreja é feita por homens. É outra coisa, e não devemos confundi-las.

Parece-me incrível que ainda confundam estas coisas; são apenas homens. Por vezes, penso que as pessoas estão somente a agarrar um pretexto, para expressar a dúvida.

Quando temos fé em Deus, não são as coisas dos homens que nos conseguem abalar. Ou temos, ou não temos. Não direi que seja fácil;  por isso mesmo, é tão dificil encontrar pessoas com fé. Dentro e fora da Igreja.

Tenha uma óptima semana!