segunda-feira, 11 de março de 2013

Dica de leitura - Heroínas Portuguesas

1ª pilota portuguesa, Maria de Lurdes Sá Teixeira.

"A primeira ferramenta para o estudo da História é o documento; a segunda é o racicínio." É assim que a autora informa o leitor acerca da interpretação das pesquisas feitas, que resultam neste livro.

Onde estavam as mulheres quando os homens portugueses partiram à descoberta e conquista do Mundo? Interroga-se Fina D'Armada. Teriam apenas tecido o pano para as velas das naus, e preparado a alimentação, para que os marinheiros subsistissem meses no mar?
Os estudos feitos pela autora revelam que não. As mulheres também quiseram partir, e partiram, à descoberta do novo Mundo. Muitas vezes à rebelia. A ponto de Vasco da Gama fazer leis que castigassem severamente as mulheres, que embarcassem escondidas.

Porém, algumas mulheres foram viajantes legais e tornaram-se proeminentes, mas ainda assim, esquecidas pela História. Foi o caso de Leonor de Menezes, governadora de Ceuta. Não consta dos manuais escolares, foi no entanto, uma  governadora eficiente, que movimentou influências a seu favor, tanto era o seu crédito reconhecido.

Outra mulher portuguesa importante, a ponto de ter assinado o primeiro tratado de globalização do Mundo, foi a Infanta D.Beatriz, mãe de D.Manuel. O Tratado de Álcaçovas, foi assinado em 1479,  curisosamente com outra mulher, Isabel, a Católica, rainda de Espanha.
Novamente a História é omissa a respeito deste episódio.

Os exemplos de mulheres fortes, instruídas e temerárias são diversos, abrangendo várias áreas da vida, e sobretudo, surpreendentes. Porque nos habituaram à ideia de que o Mundo foi construído por homens, enquanto as mulheres se limitavam a observá-los.

Costuma dizer-se que dos fracos não reza a História, e nunca este cliché me pareceu fazer tanto sentido como neste caso. As mulheres foram consideradas incapazes até há bem pouco tempo ( o direito a voto feminino foi autorizado apenas em 1974!) , consequentemente, das mulheres não reza a História. Até porque esta foi escrita por homens!

Aconselho muito a leitura. Atrevo-me mesmo a  dizer, um livro de leitura obrigatória. Um livro que abre horizontes.

Heróinas Portuguesas - Mulheres que Enganaram o Poder e a História
Ésquilo Edições
Pág. 183

Tenha uma óptima semana!