segunda-feira, 22 de abril de 2013

Propostas de brincadeira para pais e filhos


Via, com instruções
Li estes dias um artigo sobre a mudança de hábitos alimentares dos portugueses, resultado da crise. Uma delas, é pedir nos restaurantes os restos para levar para casa. O proprietário de um, dizia que com a crise, os portugueses tinham perdido a vergonha. Que agora, até as sobremesas querem levar.

Sabe uma coisa? Eu acho muito bem. Está pago, portanto porque não há-de ser levado para casa e constituir uma outra refeição?!
A crise também tem coisas boas, e mudanças de atitudes e comportamentos têm-se feito, graças à malfadada crise.

Da alimentação aos brinquedos foi um salto. Lembrei-me que antigamente as pessoas faziam brinquedos em vez de comprá-los. E não num "antigamente" muito longínquo, apenas ali, na esquina da minha infância; recordo-me de alguns meninos com quem eu brincava os terem, e muitas vezes serem feitos por eles mesmos. Como os carrinhos de rolamentos. Ou as bonecas de trapos.

Entretanto, uma pessoa que eu conheço, contou-me que o marido e o filho de 5 anos, tinham passado um fim-de-semana a construir um castelo, com uma caixa de cartão. Falou-me com entusiasmo da alegria do filho, ao brincar no castelo dias e dias, e do orgulho quando dizia a quem o quisesse ouvir, que tinha sido construído por ele, e pelo pai.

Uma simples caixa de cartão pode proporcionar horas de convívio entre pais/filhos, constituindo um registo memorável, que há-de suplantar o momento de aquisição do brinquedo mais caro recebido! Quase que aposto.
Além disso, proporciona dias e dias de brincadeira a custo zero. Pode pedir-se mais do que isto?

Segue uma série de propostas para pais e filhos.
Uma máquina de lavar a roupa...

Via

Um palco para marionetas...

Via, com instruções

Um castelo...

Via
Um barco...

via
 e labirinto...

Via
Quem diria que tudo isto é possível fazer a partir de caixas de cartão? A imaginação é o limite!

Tenha uma óptima semana!