sexta-feira, 28 de junho de 2013

Modo férias!

via
Tivemos ontem o nosso primeiro dia de férias. Na quarta-feira o Duarte fez o exame de Matemática do 6º ano, e com isso entramos oficialmente em modo férias.

"Férias" é uma palavra que arranca sorrisos a qualquer pessoa, mesmo que não tenha planos de partir para  lado algum; porque de qualquer forma, é sempre bom. É tempo de descansar, de dormir até tarde, de encontrar amigos, de ir à praia e fazer piqueniques. No entanto, ninguém vibra mais com as férias do que as crianças!

Há dias, o Duarte dizia-me que já tinha saudades daqueles dias de férias, em que tomava um banho na piscina, e ia ver desenhos animados para a sala, ainda com o cabelo molhado, com a persiana meia descida. Achei graça a estes detalhes, porém na infância são estes pormenores que marcam e deixam lembranças para sempre.

As férias permitem quebrar rotinas, dormir mais tarde e acordar mais tarde, fazer refeições mais relaxadas, pois não há horários a cumprir. Encontros com amigos e familiares nas casas de uns e outros e brincadeiras todo o dia.

Embora eu ache importante que as crianças tenham regras e as sigam, penso que nas férias podem desobedecer um pouco a essas regras impostas ao longo do ano. Que sintam as férias como um repouso e tempo de diversão merecidos, após um ano lectivo a estudar, e a acordar cedo.

As férias são um tempo de recompensa e construção de memórias.

Tenha um óptimo fim-de-semana!