quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

20 Presentes de Natal Significativos


Via

Embora os presentes de Natal, entre adultos, tenham sido abolidos (e felizmente!) da nossa família há já alguns anos, há sempre algumas pessoas a quem ainda presenteio; nesses casos, faço questão de que seja algo útil, e se possível, caseiro. Portanto, estou sempre à procura de ideias, e no seguimento dessa minha busca encontrei estas propostas, que poderão ser úteis a muitas pessoas, que como eu, pretendam ofertar algo significativo. Inspiradas e muito adaptadas, daqui.


1º Um Diário.
É daquelas coisas que deixamos de ter quando entramos na idade adulta, por considerarmos que pertence a uma determinada fase; porém, escrever um Diário tem adquirido importância ultimamente, como ferramenta de análise da nossa vida, e auto-conhecimento. Veja aqui.

2º Livro de Receitas Saudáveis.
Cozinhar está na moda, mas nem todos os livros de culinária são efectivamente adequados para cozinheiros de trazer-por-casa. Sobretudo, se há uma preocupação com  a saúde. Portanto, oferecer um livro que faça especial enfoque em receitas saudáveis, terá muito mais probablidades de vir a ser testado.

3º Uma experiência ou Viagem.
Há uma enorme oferta de workshops sobre os mais variados temas, desde a maquilhagem, à costura, é só procurar um, ao gosto da pessoa em questão. Ou então, uma viagem a algum sítio; ou somente o voucher do hotel, ficando o presenteado aliciado desse modo.

4º Uma aula no Ginásio.
Há quem comente que gostaria de experimentar Fitness, ou Ioga, ou qualquer dança exótica, mas não dá o passo para tal. A oferta de uma aula pode motivar a continuação, ou não. Mas fica a experiência!

5º Massagem.
Quem não gosta? E mais, quem não precisa? Até os que nunca experimentaram, ou ignoram que necessitam, vão gostar. A massagem relaxa,  reduz a tensão muscular, estimula a circulação sanguinia e linfática. Mais aqui.

6º Feito à mão, por artesãos locais.
Qualquer presente feito à mão, tem outro encanto. É único. Tem outra energia. Basta escolher algo que seja do gosto de quem se presenteia - um par de brincos, um necessaire, uma capa para o tablet.

7º Foto encaixilhada.
Escolha uma foto com a pessoa, ou em grupo, família ou amigos, de um momento feliz, e coloque-a num porta-fotos, ou moldura para pendurar. Algo que fique à vista para relembrar, e fazer sorrir.

8º Aula de Línguas.
Nunca como agora saber falar linguas estrangeiras foi tão importante, senão vital. A boa notícia é que até online se pode aprender, e por vezes há sites que oferecem os cursos com grandes descontos. O que proporciona a aprendizagem independente da geografia ou mobilidade.

9º Donativo.
Há montes de Instituições que estão a fazer a dferença neste momento de crise, a Cáritas, o Banco Contra a Fome, ou outra qualquer mais ou menos desconhecida. Pode ser uma doação em géneros, dinheiro ou até em roupa usada. Todos temos alguma coisa para partilhar, certo?

10º Música.
Ofereça bilhetes, para um espectáculo, ou um c.d. ou um mp3 já com músicas descarregadas; certifique-se que as músicas, ou os músicos, são do gosto do presenteado.

11º Apadrinhe uma Criança.
Em nome de outra pessoa, pode apadrinhar uma criança de algum país em desenvolvimento, e fazer uma grande diferença na vida de alguém. The Big Hand é uma opção.

12º Seja criativo.
Oferecer alguma coisa feita por nós, é sempre muito especial. Contém aquela energia foi-a-pensar-em ti. Se tem algum talento para o artesanato ponha-o a uso. Se não tem, está na hora de aprender, porque estas coisas também se aprendem! Veja aqui.

13º Óleos essenciais.
A Aromaterapia é uma forma de tratamento holístíco, que usa as plantas, flores e madeiras, ou seja, totalmente natural. E trata diversos problemas, como a depressão, enxaqueca, etc, de maneira muito agradável.

14º Uma Aula de aventura.
Para aqueles que sempre disseram que queriam experimentar um salto em paraquedas, ou bungee jump. Oferecer o baptismo fará História! Aqui.

15º Cabaz de alimentos saudáveis.
Em vez dos habituais chocolates, um cesto de frutos secos, ou fruta da época, comprados aos agricultores locais. Muito mais saudável.

16º Velas perfumadas
Para acender na véspera de Natal, e perfumar o ambiente da casa com um aroma especial e diferente.

17º Adopte um animal no Zoo
E faça-o em nome de quem recebe o presente. Aqui

18º Faça uma doação a algum Abrigo para animais
Eles sobrevivem graças a donativos, e cada vez mais animais são abandonados, o que torna estes locais muito procurados e consequentemente com necessidades permanentes de alimentos, e tudo o necessario para acolher os nosso fieis amigos. Lista aqui.

19º Um livro Inspirador
Os livros de auto-ajuda adquiriram uma importância nunca vista anteriormente. Virados para o interior, divulgam técnicas que visam ajudar-nos a conhecer-nos melhor, para tomarmos consciência e mudarmos aspectos negativos que não queremos em nós. Outros, ensinam-nos a educar melhor os filhos, ou a sermos melhores profissionais. Basicamente, se tudo funcionar melhor nessas áreas, a nossa vida também muda para melhor. Sugiro "O Elemento" e "O Monge Que Vendeu O Seu Ferrari":

20º Um doce tradicional de Natal
Sabe que aquela pessoa vai fazer a festa de Natal em casa, então leve-lhe uma travessa de rabanadas, feitas por si. Ou um belo prato de Aletria, decorada com estrelas de canela. Um trabalho a menos, e um agrado a mais!

21º Make a Wish
" A missão da Fundação Realizar Um Desejo é realizar desejos de crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, para lhes levar um momento de alegria e esperança.
Para uma criança gravemente doente, ver o seu desejo realizar-se significa que nada é impossível. "
Ao adquirir um presente de Natal online está a contribuir para este fantástico projecto. Aqui.
 

A tónica no Natal está em dar...